IFSP Barretos tem novo diretor com foco em consolidação e expansão pedagógica
Sandra Moreno - 22 de abril de 2025

GESTÃO: Professor Túlio é servidor público e diretor do IFSP Barretos
Compartilhar
O professor Túlio Gustavo do Prado Freitas, 50 anos, assumiu oficialmente a direção-geral do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Barretos. A posse ocorreu no dia 15 de abril, durante encontro com todas as direções do IFSP, em Serra Negra (SP).
Com graduação em Educação Física e Administração, Túlio tem longa trajetória na instituição: está no campus há dez anos e atuou como professor e gestor da área educacional. Em 2024, foi eleito diretor, sucedendo Juliana Pimenta, que esteve à frente da unidade por oito anos.
“É uma satisfação muito grande estar à frente desse novo desafio. Quando cheguei, em 2014, o campus ainda era muito limitado em estrutura. O crescimento que tivemos é fruto de um trabalho coletivo, desde os primeiros diretores até os colegas que chegaram depois”, afirmou Túlio. O novo diretor aponta que o foco da gestão será consolidar os processos administrativos e, sobretudo, os pedagógicos: “Estamos em fase de implantação de novos projetos pedagógicos. O curso de Química, por exemplo, passou a ter cinco anos. Isso exige ajustes na estrutura curricular e na força de trabalho.”
Outros cursos também foram reformulados, como Biologia, Agronomia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão de Turismo. “As formações precisam acompanhar as mudanças do mercado. Estamos atualizando todos os nossos cursos com esse olhar”, explica.
Com 1.500 alunos, o campus Barretos é o segundo maior do IFSP em número de estudantes e recursos orçamentários. Isso se deve, segundo Túlio, à aposta feita anos atrás na educação básica integrada: “Enquanto outros campi focaram em cursos superiores, aqui decidimos investir no ensino médio técnico, com cinco turmas por série. Isso criou um vínculo maior com os alunos, reduziu a evasão e fortaleceu nossa presença institucional.”
Sobre a relação com a comunidade, o diretor reforça o papel social do IFSP: “A instituição nasceu com o propósito de atender o filho da classe trabalhadora, com uma formação que faça a diferença. É isso que queremos manter e ampliar, aproximando ainda mais o campus das demandas locais.”