Importância regional do Batalhão da PM
O Diário - 12 de abril de 2022
Importância regional do Batalhão da PM
Compartilhar
A segurança pública será um dos temas dominantes na pauta das eleições de outubro, inclusive devido ao aumento da violência inclusive em cidades médias, como é o caso de Barretos.
No cenário estadual, o governo tucano de João Doria e agora de Rodrigo Garcia, apostou, entre a principais medidas da área, na implantação dos Batalhões de Ações Especiais de Polícia (Baep), cuja 15ª unidade foi inaugurada recentemente em Guarulhos.
O próprio governador afirma que se trata de "batalhão de elite equivalente à Rota" que visa dar mais segurança à população. Os policiais destas unidades realizam atividades práticas de patrulhamento tático, gerenciamento de crises, negociação de reféns e busca e localização de artefatos explosivos.
O Estado conta com 15 Baeps em funcionamento. Há uma unidade no centro da capital paulista e outro na zona leste. Os demais estão instalados nas cidades de São Bernardo do Campo, Barueri, São José dos Campos, Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Santos, Presidente Prudente, Piracicaba, Araçatuba, Bauru, Sorocaba e, agora, em Guarulhos.
No caso de Barretos, a existência, há 36 anos, do 33º Batalhão de Polícia Militar do Interior, garante maior segurança para a população, em que pese a redução gradual de efetivo dos últimos anos, a exemplo de outras áreas do Estado.
A possibilidade de alteração de regional, passando do CPI de Ribeirão Preto para o de São José Rio Preto, não acarreta mudanças significativas neste cenário.
Mas é importante que as lideranças barretenses e regionais tenham sempre o entendimento de que o 33º BPMI é fundamental na estrutura de segurança dos 19 municípios que abrange. O Batalhão é uma conquista da população e como tal deve ser valorizado e preservado.