Juíza cita importância de esclarecer sobre funcionamento do Judiciário
Sandra Moreno - 25 de fevereiro de 2025

Juíza Fernanda Vazquez com Sandra, Domingues Netto e Hussein Gemha Jr
Compartilhar
Diretora do Fórum de Barretos participa de programa no rádio e redes sociais
A diretora do Fórum de Barretos, juíza Fernanda Vazquez, participou do programa A Verdade Total em Tempo Real, realizado no sábado (22), no Grupo Monteiro de Barros. Durante a entrevista, a magistrada detalhou o processo de criação da 4ª Vara Cível de Barretos, aprovada pelo Tribunal de Justiça, e ressaltou o trabalho conjunto entre o judiciário, a sociedade civil e a classe política para viabilizar essa conquista para a Comarca.
Segundo ela, o marco decisivo que reacendeu o movimento para a implantação da nova vara, ocorreu em 2023, quando três juízes deixaram a comarca simultaneamente. A magistrada explicou que essa saída não se deu por falta de apreço por Barretos, mas sim devido à grande disparidade nos números de processos em relação a outras instâncias jurídicas. “Foi quando reforçamos nosso movimento no Tribunal e agora sim, é verdade, em breve estaremos com a nossa 4ª vara cível”, afirmou.
EXPERIÊNCIA
A dra. Fernanda também compartilhou sua experiência sobre o trabalho de um magistrado, relatando desafios enfrentados ao longo de sua carreira e a intensidade dos julgamentos no Tribunal do Júri, nos quais já esteve à frente de sessões que duraram até três dias. Ela explicou a importância do julgamento popular e a sua função dentro desse contexto: “Eu não tenho tanta dificuldade e tanto pesar nesse sentido de fixar a pena porque a pena está estabelecida no Código Penal. Então, eu estou presa naquela baliza. Uso de critérios exclusivamente técnicos e legais para fixá-la. Mas é inequívoco que vários delitos, crimes que passam pela minha mão, nos tocam”, explicou.
Fernanda Vazquez ressaltou também a importância de esclarecer à população como funciona o sistema judiciário. “Estou muito feliz de poder dividir essa alegria que nós, do Judiciário, estamos sentindo com a conquista da quarta vara cível. Poder contar para os barretenses o quão importante essa nova estrutura será para a cidade. E também trazer em palavras mais acessíveis um pouco da nossa rotina, tentando deixar o ‘juridiquês’ de lado, para que as pessoas compreendam como funciona o processo judicial”, afirmou. A juíza agradeceu a oportunidade de participar do Verdade Total. “Sou leitora diária do jornal e ouvinte assídua da rádio. Ter essa oportunidade de falar do meu trabalho, que é minha paixão, com pessoas que eu tenho muito respeito e admiração, só tenho a agradecer”, completou.