Justiça Eleitoral orienta eleitores sobre tirar título nas férias
Roberto José - 11 de janeiro de 2025
Justiça Eleitoral orienta eleitores sobre tirar título nas férias
Compartilhar
O mês de janeiro é sinônimo de descanso e férias para a maioria dos estudantes, mas também pode ser uma oportunidade para tirar o título e garantir o direito ao voto na próxima eleição. Neste mês, todos os cartórios eleitorais do estado estão abertos ao público, das 13h às 17h, para a emissão do documento. Jovens a partir dos 15 anos podem solicitar o título, no entanto, só podem votar, de forma facultativa, ao completarem 16 anos até o dia da eleição.
Desde a reabertura do cadastro eleitoral, em 5 de novembro passado, até o início deste mês, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) registrou no estado mais de 180 mil atendimentos a eleitores, sendo 66 mil alistamentos, que é a emissão do título eleitoral pela primeira vez. Cerca de 12 mil desses documentos corresponderam a solicitações feitas por jovens de 15 a 17 anos, 18% do total.
O TRE-SP orienta o comparecimento presencial a uma unidade cartorária para a emissão do título devido à necessidade de coleta biométrica. O procedimento inclui a captura das digitais, utilizadas pelo eleitor para liberar a urna eletrônica no dia da votação. Antes de buscar um cartório, é necessário fazer um prévio agendamento para escolher data e horário para atendimento presencial.