Esqueci minha senha
Legislativo, presidência e interesse público

O Diário - 5 de novembro de 2024

Legislativo, presidência e interesse público

Legislativo, presidência e interesse público

Compartilhar


A posse dos 17 vereadores eleitos para o mandato 2025-2028 ocorrerá somente em 1º de janeiro, juntamente com a do prefeito e do vice. Após o rito de posse, será eleita a mesa diretora para o biênio 2025-2025, composta pelo presidente, vice, 1º e 2º secretários. 

As articulações para o comando do Legislativo municipal passa, necessariamente, também pelo futuro chefe do Executivo, bem como pelos partidos da base de apoio vencedora nas urnas.

A manifestação do vereador reeleito e atual presidente Luis Paulo Vieira, o Lupa, que é candidato a permanecer no cargo, abre o debate público sobre o tema.

Fato é que o presidente do Legislativo desempenha papel fundamental na estrutura política e administrativa do município. Ele não apenas coordena as atividades legislativas, mas também deve representar os interesses da comunidade e garantir que a “voz” da população seja ouvida nas decisões políticas.

Cabe a ele as conduzir as sessões da câmara, assegurando que as normas e regulamentos sejam seguidos. A função de mediador também é crucial para manter a ordem e a produtividade nas discussões. Outro aspecto fundamental é a capacidade do presidente de influenciar a agenda legislativa. Ele pode priorizar pautas relevantes e estratégicas, direcionando os esforços da câmara para questões urgentes, como saúde, educação e infraestrutura.

O Legislativo deve ser valorizado, inclusive através do respeito entre os próprios vereadores, mas fundamentalmente pela postura de defesa dos interesses da comunidade que compete a seus integrantes.