Lobo-guará é encontrado morto às margens de rodovia em Barretos
O Diário - 28 de dezembro de 2024
MEIO AMBIENTE: falta de matas aumenta incidência de atropelamentos e mortes de animais na região
Compartilhar
O animal foi encontrado na SP 425, km 87, Rodovia Assis Chateaubriand, próximo a Balança. O lobo-guará é um mamífero que está ameaçado de extinção. Diferentemente de outras espécies que vivem em matilha, ele é um animal de hábito solitário, que vive no cerrado brasileiro e na região de Barretos é comum encontrá-los em áreas de vegetação aberta na zona rural.
Considerado a maior espécie de canídeo das Américas, o lobo-guará não é agressivo, apenas curioso e pode se aproximar das povoações, assustando algumas pessoas. Segundo o Biólogo, Leonardo Vieira, por conta do desmatamento na região, esse tipo de ocorrência é comum.
De acordo com ele, as estradas acabam se transformando em áreas de divisão geográfica, com matas dos dois lados e os atropelamentos acontecem não só com lobos-guarás, mas também tatús, gambás e outras espécies, tudo isso em decorrência da urbanização do ser humano. “As cidades cresceram e as áreas rurais, que são os únicos pontos de refúgios têm as estradas, além da diminuição das matas nativas que foram substituídas pela cana-de-açúcar, concluiu o ambientalista.
A remoção do corpo do animal foi feita pela equipe da UBA- Unidade Básica de Atendimento do Departamento de Estradas de Rodagem.