Esqueci minha senha
Maestro recebe indicação da Cultura no Gente Que é Notícia

Roberto José - 3 de dezembro de 2024

O maestro, tenor e fonoaudiólogo, Franco Luiz Piérre, 46 anos, é o homenageado da 65ª edição diploma Gente que é Notícia do Grupo Monteiro de Barros, que terá premiação no dia 12 de dezembro, no Parque do Peão.

O Franco Piérre junto ao piano em seu escritório de trabalho Foto – Tininho Júnior

Compartilhar


Barretense celebra 30 anos de carreira dedicados à música e à fonoaudiologia

O maestro, tenor e fonoaudiólogo, Franco Luiz Piérre, 46 anos, é o homenageado da 65ª edição diploma Gente que é Notícia do Grupo Monteiro de Barros, que terá premiação no dia 12 de dezembro, no Parque do Peão. Nascido em Barretos, solteiro, formado em Música em Tatuí/SP e em fonoaudiologia pela Universidade de Franca/SP, Piérre disse que o seu contato com a música começou na infância com 8 anos, com as aulas de piano e seguiu na adolescência quando começou a cantar ingressando em uma Companhia de Ópera. Ao longo destes anos, esteve ligado as músicas eruditas em sua grande maioria e não parou mais com diversos trabalhos desenvolvidos.
Neste ano de 2024, quando completa 30 anos de carreira como maestro e tenor, Franco Piérre tem um grande legado na música barretense, sendo proprietário da empresa Bravíssimo Cultura e Eventos e responsável atualmente por cinco corais, entre eles, Coral do Colégio FEB, Coral Lírico Bravíssimo, Coral Infantil Sinfônico, Coral Litúrgico da Escola Paraclito e do Coral Juvenil Bravíssimo. Por alguns anos, também trabalhou na Prefeitura de Barretos, no CEMART – Centro Municipal de Artes – como professor de canto, regente e maestro da Orquestra Sinfonia Jovem e regente dos Corais Jovem de Barretos, Municipal de Barretos e Infantil que não existem mais.
Ainda a respeito do seu currículo, Franco Piérre afirmou que é Fonoaudiólogo, com pós-graduação e mestrado, sendo especialista em voz e canto/coral, além de ser mestre pelo Hospital de Câncer de Barretos, e para o desenvolvimento da voz há 30 anos. “Eu tenho um trabalho artístico de muitos anos, sou regente de cinco corais e de orquestra de câmara. Desenvolvo trabalho com profissionais da voz para performance e também atendo pacientes com alterações vocais em meu consultório”, destacou Pierre.
A respeito da voz cantada para ser um artista atualmente, Franco Piérre, disse que ocorreu uma mudança de foco em relação a qualidade vocal, sobretudo na voz cantada. “Hoje com menos qualidade vocal o artista consegue se colocar no mercado e se tornar um sucesso. Para nós é muito triste, porque além da queda da qualidade musical temos também uma queda dos desafios na ciência da voz”, disse Pierre.
Além do seu trabalho musical, Franco Piérre é autor de dois livros, o último lançado recentemente no Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Seu último livro tem o título “Desvendando Vocalizes – A Fonoaudiologia no Universo do Canto”, pela editora Pró Fono.
Sobre a sua indicação para o Gente que é Notícia, o maestro Franco Luiz Piérre, afirmou ter ficado muito feliz com a sua escolha. “São 30 anos de trabalho e fiquei muito feliz de saber que o meu trabalho na Cultura foi reconhecido de alguma forma na cidade. O prêmio é muito importante e mostra que existe um espaço significante para área cultural e também um reconhecimento para tal”, finalizou o homenageado.