Mais perto do que se pode imaginar
O Diário - 2 de novembro de 2024
Mais perto do que se pode imaginar
Compartilhar
Os casos de abuso sexual infantil estão presentes na realidade brasileira em geral e na barretense em particular. E ocorrem também no ambiente virtual. Nesta semana, o Ministério Público, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), e a Polícia Civil, por meio do DEINTER 5, deflagraram a “Operação Lobo Mau” na região Rio Preto, que teve cumprimento de mandados de busca e apreensão também em Barretos, além de prisões em outros municípios de diversos estados.
O objetivo da ação especial foi “desarticular uma ampla rede criminosa envolvida na produção, no armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil”. As ramificações deste tipo de crime extrapolam as fronteiras brasileiras e a força-tarefa para combatê-lo tem o apoio de instituições internacionais com foco no combate à exploração sexual infantil na internet.
Vale destacar que o abuso sexual infantil online é um problema alarmante que exige atenção e ação imediata. Combater esses crimes não é apenas uma questão de proteger as crianças, mas também de garantir um futuro seguro e saudável para toda a sociedade.
Somente através de um esforço integrado é possível criar um ambiente digital mais seguro, objetivo que deve envolver desde campanhas de conscientização até o desenvolvimento de políticas públicas efetivas que priorizem a proteção infantil. Na vida real ou na virtual.