Médica orienta sobre envelhecimento saudável e nutrição da pele
Adelaide Lavanini - 31 de março de 2024

INFORMAÇÕES: Médica Cristina Monteiro de Barros participou de entrevista na O Diário Independente FM
Compartilhar
Profissional recomenda mudanças de hábitos e uso do protetor solar
A médica dermatologista Cristina Monteiro de Barros orienta sobre a importância do envelhecimento saudável e pilares para cuidados com a pele. “Envelhecer é um privilégio, cabe a nós adotar práticas para envelhecer bem”, disse.
A médica participou de entrevista na O Diário Independente FM e citou a necessidade de dar atenção à pele a partir dos 25 anos, quando há perda progressiva de colágeno. “Nesse período o ideal é usar cremes antioxidantes e hidratantes que melhoram a oxidação da pele”, disse.
A profissional ponderou que existem dois tipos de envelhecimento que devem ser levados considerados. O envelhecimento intrínseco é o cronológico, determinado por fatores genéticos e que não podem ser modificados. Já o envelhecimento extrínseco é definido pelos hábitos de vida: tabagismo, consumo de bebidas alcóolicas, alimentação e prática de exercícios físicos. “Se a pessoa alterar os hábitos que são prejudiciais irá conseguir gerenciar o envelhecimento”, afirmou. Outra dica é utilizar o protetor solar que evita rugas, manchas e câncer de pele.
Pilares
A dermatologista destaca que a qualidade de vida, e consequentemente pele saudável, dependem de algumas atitudes. “Controlar o estresse é fundamental para ter um sono reparador e evitar fatores que agravam as doenças da pele”, destacou.
A hidratação adequada também colabora para a nutrição da pele, bem como alimentação saudável com o consumo de alimentos oxidantes: frutas, castanhas, vegetais e legumes. “Excesso de farinha e açúcar e bebidas alcóolicas inflamam e oxidam a pele”, alertou.
Já os exercícios físicos são aliados importantes. “Aumenta o fluxo sanguíneo para que mais nutrientes sejam levados para a pele, além da troca de massa gorda por massa magra para que os músculos ajudem na sustentação da pele”, comentou. “Não existem milagres e somos responsáveis hoje por determinar o que faremos para envelhecer com saúde”, finalizou.