Mensagem pela valorização da vida
O Diário - 30 de março de 2022
Mensagem pela valorização da vida
Compartilhar
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil reafirmou posição contrária ao projeto que flexibiliza o acesso a armas de fogo no Brasil, citando que a matéria está prestes a ser votada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal.
Em mensagem ao povo brasileiro, lançada na 57ª Assembleia Geral da CNBB, o episcopado defendeu que "inspirado no mandamento bíblico ´Não matarás´, o verdadeiro discípulo de Jesus terá sempre no amor, no diálogo e na reconciliação a via eficaz para responder à violência e à falta de segurança e não em projetos que flexibilizem a posse e o porte de armas".
Também lembrou que na mensagem para o Dia Mundial da Paz, publicada pelo Vaticano no dia 1º de janeiro deste ano, o Papa Francisco pediu que as nações direcionem o dinheiro gasto com armamentos para a educação.
Sobre o tema, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, recorda a encíclica Fratelli tutti. Para o Papa Francisco "o que conta é gerar processos de encontro, processos que possam construir um povo capaz de recolher as diferenças. Armemos os nossos filhos com as armas do diálogo! Ensinemos-lhes a boa batalha do encontro!" (FT 217).
Em meio ao perigoso aumento de armas em circulação no Brasil, que tem inclusive gerado mais e mais violência, o episcopado deixa mensagem clara em defesa da valorização da vida.