Ministério aprova estudo para melhoria ou construção de nova ponte do Rio Grande
luis.martins - 4 de dezembro de 2024
Ponte sobre o rio Grande liga os estados de SP e Minas Gerais
Compartilhar
Informações foram divulgadas por órgão ligado ao governo federal
O Ministério de Minas e Energia (MME), integrante do Comitê Gestor da Conta do Programa de Revitalização dos recursos hídricos na área de influência dos reservatórios das usinas hidrelétricas de Furnas, apresentou e aprovou a elaboração de estudo para alteamento ou construção de uma nova ponte sobre o rio Grande, na BR-364, em substituição à Ponte Gumercindo Penteado, que interliga os municípios de Colômbia (SP) e Planura (MG), à montante da Usina Hidrelétrica (UHE) Marimbondo.
O projeto foi aprovado, e a Eletrobras iniciou, ao longo deste ano, o desenvolvimento de todos os detalhamentos necessários para a elaboração dos estudos e do empreendimento. Esse processo culminou com a assinatura do contrato, em novembro de 2024, no valor de R$ 3.032.842,96, com previsão de início das atividades em dezembro.
“O MME segue trabalhando intensamente para aprimorar a operação do setor elétrico brasileiro, eliminando as dificuldades encontradas e procurando viabilizar investimentos relevantes para sanar as restrições hidráulicas e ampliar a flexibilidade operativa”, destacou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
O nível na Ponte Gumercindo Penteado limita a operação do reservatório da UHE Marimbondo, impedindo operar o reservatório em sua capacidade máxima. Esta limitação visa manter o nível junto à ponte 50 cm abaixo da cota inferior do tabuleiro.
Além disso, em alguns períodos chuvosos, como ocorrido recentemente em 2023, o aprisionamento de plantas aquáticas no tabuleiro da ponte intensifica essa restrição. Com o alteamento da Ponte Gumercindo Penteado ou a construção de uma nova ponte com tabuleiro mais elevado possibilitará ganho de até 1.155 hm³, que representa cerca de 22% do volume útil da citada UHE.
Esta ação está alinhada aos preceitos do Plano de Recuperação de Reservatórios (PRR), que contempla ações voltadas à promoção da segurança hídrica e energética no país, a serem desenvolvidas sob a coordenação do MME.
“O MME continuará a monitorar de perto o desempenho do setor elétrico, com o objetivo de aprimorar as políticas públicas, as infraestruturas, a diversificação da matriz energética e a inclusão social”, enfatizou o secretário Nacional de Energia Elétrica, Gentil Nogueira.
As informações foram divulgadas pelo Ministério de Minas e Energia, ligado ao governo federal.
LEIA TAMBÉM
Ver mais notícias >>