Ministro deverá inaugurar departamento de saúde digital no HA
Sandra Moreno - 24 de março de 2025

PROMISSOR: Diretor presidente Henrique Prata em coletiva de imprensa
Compartilhar
O Hospital de Amor de Barretos completou 63 anos em 24 de março. Em uma coletiva de imprensa, Henrique Prata, diretor-presidente da instituição, apresentou dados sobre a eficiência e complexidade dos serviços prestados. Pelos números, referência 2023/2024, o hospital ocupa a segunda posição no ranking de complexidade da DRG Brasil, plataforma de gestão que analisa dados de hospitais com mais de 100 leitos. A instituição também apresentou taxa de óbito 2,5 vezes menor que a média, destacando-se também nas especialidades de alta complexidade.
TELEMEDICINA
Prata também ressaltou o sucesso da telemedicina, que tem atendido, em média, 7 mil pacientes por mês. Este serviço, segundo ele, tem evitado que pacientes percorram longas distâncias para tratamento, economizando cerca de 3,3 milhões de quilômetros rodados mensalmente. "A telesaúde tem se mostrado um modelo eficaz e necessário, permitindo que os pacientes recebam atendimento de alta qualidade à distância", afirmou Prata. Hoje o Hospital de Amor é o segundo maior serviço de telemedicina do país.
Embora o hospital celebre os números positivos nos serviços prestados, o diretor não deixou de destacar os desafios financeiros enfrentados pela instituição. "Atualmente, temos um déficit de cerca de R$ 950 milhões, um reflexo da defasagem nos repasses do SUS e da insuficiência de recursos para cobrir o alto custo da medicina de alta complexidade", explicou.
Nesse contexto, Prata agradeceu o apoio do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do governo Federal, bem como do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. “O trabalho conjunto com os governos estadual e federal tem sido fundamental para a manutenção e expansão dos nossos serviços, mas ainda há muito a ser feito", ressaltou o diretor.
Ainda de acordo com ele, o hospital se prepara para a visita do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha no dia 05 de abril, data que vai celebrar a expansão dos serviços de telemedicina e a inauguração de novo departamento de saúde digital, para oferecer mais eficiência no atendimento à distância. Na última sexta-feira, o governo do Amapá visitou o Hospital para conhecer o modelo de serviço prestado. Na comitiva de Clécio Luís estavam ainda a médica Nair Mota Dias, secretária Estadual de Saúde do Amapá e outros convidados. Eles visitaram o Ircad, a Saúde Digital e o Serviço de Radioterapia do Hospital de Amor, além do Hospital Infantojuvenil.
UBSs
Henrique Prata também aproveitou para destacar a recente atuação do Hospital de Amor na gestão de Unidades Básicas de Saúde (UBS) na zona rural. Desde março, duas UBS da região foram incorporadas à gestão do hospital, ampliando o acesso à saúde de qualidade em áreas mais afastadas, são elas a UBS do Ibitú e UBS de Alberto Moreira. Elas se juntam as outras cinco unidades básicas de saúde geridas pela fundação: Ibirapuera, Nova Barretos, Cecapinha, Los Angeles e Derby Club. Na Santa Casa enalteceu o apoio do prefeito Odair Silva para o déficit do hospital.