Esqueci minha senha
MP prorroga por 180 dias prazo da Regularização Ambiental

O Diário - 13 de janeiro de 2023

Através da Medida Provisória n° 1.150, de 23 de dezembro de 2022, foi prorrogado por 180 dias o prazo para adesão ao PRA (Programa de Regularização Ambiental), originalmente previsto na Lei nº 12.651 do Código Florestal.

MP prorroga por 180 dias prazo da Regularização Ambiental

Compartilhar


Região tem baixo índice de adesão ao CAR

Através da Medida Provisória n° 1.150, de 23 de dezembro de 2022, foi prorrogado por 180 dias o prazo para adesão ao PRA (Programa de Regularização Ambiental), originalmente previsto na Lei nº 12.651 do Código Florestal. De acordo com a Medida Provisória, o proprietário ou possuidor do imóvel rural terá 180 dias para aderir ao PRA após ser convocado pelo órgão competente estadual ou distrital.

Pelo Código Florestal, o prazo de adesão no final do ano passado e a mudança ocorreram pois a adesão ao PRA requer que o Cadastro Ambiental Rural (CAR) do imóvel rural tenha passado pela análise prévia dos órgãos estaduais e distrital. Contudo, os as unidades federativas não concluíram as análises dos cadastros dentro do prazo previsto em lei.

Desta forma, os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Meio Ambiente (MMA) apresentaram a proposta de alteração do prazo de adesão ao PRA para evitar o risco de o proprietário/possuidor de imóvel rural ser responsabilizado por não ingressar no programa conforme o prazo previsto ou se tornar inelegível aos benefícios previstos na Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012, em razão de não ter o CAR analisado.

Na região de Barretos, o diretor regional da CATI Barretos, engenheiro agrônomo Rolando Salomão, explicou que a  adesão ao CAR (Cadastro Ambiental Rural) e Programa de Regularização Ambiental estão com índice baixo de adesão. “Muitos produtores realizaram o CAR e posteriormente não realizaram o primeiro acesso à nova plataforma para concluir  a adesão ao PRA. Apesar das ações realizadas, ainda há uma baixa procura para a regularização do CAR e adesão ao PRA na região.”, explicou Rolando.