Mudança na prefeitura, câmara e funcionalismo
O Diário - 13 de setembro de 2024
Mudança na prefeitura, câmara e funcionalismo
Compartilhar
A legislação fixou para 6 de outubro as eleições municipais e o eleitor barretense decidirá ocupante da cadeira do executivo e 17 vagas no parlamento. Uma mudança ainda maior está programada no serviço público concursado. A prefeitura abriu inscrições e fixou normas para a realização de concurso para “provimento de cargos do quadro permanente de servidores”.
O edital número 1 de 9 de setembro de 2024 reza que os pedidos de inscrições estão abertos até 14 de outubro, às 23h59. As datas previstas das provas são 24 de novembro e 1º de dezembro. O concurso público realizar-se-á sob a responsabilidade do Avança/SP.
A validade do concurso será de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da prefeitura.
O executivo pode lançar o “edital do concurso”, mas a norma eleitoral veta a publicação de “matérias oficiais”, criando um “vazio formal” de detalhamento da medida pública. Certo, porém, é o volume de vagas oferecidas, atingindo todos os setores da administração municipal, com destaque enfático para a área de saúde. O edital prevê concurso para contratação de médicos de diferentes especialidades, dentistas, enfermeiro e psicólogo. O segmento da educação tem vagas em diversas modalidades, incluindo supervisor de ensino com vencimentos da ordem de R$ 8.041,00.
O concurso público é sempre renovador e estimulante, abrindo oportunidades para novos talentos e reposicionamento profissional, inclusive de barretenses que saíram da cidade por falta de vagas funcionais. A novidade está exatamente na mudança programada para a cidade, com o processo eleitoral e o concurso público. Uma nova prefeita ou um novo prefeito, novos edis e reeleição de outros, abrindo alterações para executivo e legislativo. O ingresso de um novo elenco de concursados amplia o andamento do serviço político, social, econômico e cultural. Pelos menos, os inscritos já estarão sabendo dos eleitos e eleitas para início de de mandato em 2025.