Mulher procura a polícia e denuncia injuria racial
luis.nascimento - 9 de janeiro de 2025
A vítima procurou o Plantão Policial e denunciou o caso na noite de quarta - feira (8)
Compartilhar
Uma mulher de 36 anos procurou o Plantão Policial em Barretos, na noite de quarta – feira (8).
Ela contou que reside no Estado do Rio de Janeiro e que desde 2021, faz tratamento oncológico em Barretos.
Disse que no dia 13 de dezembro do ano passado, teria sido contratada para trabalho eventual diário no clube Rio das Pedras e foi dispensada na segunda – feira (6).
A vítima alega que no dia 4 deste mês, estava trabalhando como atendente no Bar da Ilha, quando uma sócia ficou alterada porque não havia mais “salgados” e passou a ofendê-la a chamando de “negra” e “burra”.
A autora ainda teria passado a dizer que ao contrário da raça da vítima, a dela teria descendência europeia, sendo que a diferença dava para ver pelo cabelo e que tinha vontade de abaixar as calças e “defecar” em cima dela e ainda desejava atirar o telefone em cima da vítima, pelo atendimento.
A vítima disse que chegou a comunicar o ocorrido a chefia de segurança, para que o fato fosse encaminhado a diretoria para as providências cabíveis, sendo que pelas imagens de câmeras de monitoramento foi constatada a veracidade do ocorrido.
O clube Rio das Pedras enviou uma nota de imprensa sobre o caso:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
“O Rio das Pedras Country Club vem a público manifestar seu repúdio veemente a qualquer ato de racismo, preconceito ou discriminação, reafirmando seu compromisso com o respeito, a igualdade e a dignidade de todas as pessoas.
Em relação ao vídeo divulgado nas redes sociais, que denuncia um suposto caso de racismo ocorrido em nossa sede de campo, esclarecemos que este fato não havia sido comunicado previamente à diretoria ou ao conselho do clube, impossibilitando qualquer ação por desconhecimento da situação.
A pessoa que aparece na denúncia não é funcionária contratada do Rio das Pedras, mas sim uma prestadora de serviços eventual, no formato de diarista. Por isso, não há vínculo formal que configure o que foi relatado como “demissão”. Reiteramos que, havendo novas demandas, ela continuará entre as opções para contratações eventuais.
Como uma associação com mais de 22 mil associados, o Rio das Pedras tem como princípio fundamental não admitir, sob nenhuma circunstância, práticas de racismo, preconceito ou discriminação em qualquer de suas sedes. Esse compromisso está presente nos treinamentos realizados com todos os nossos colaboradores, que são orientados a combater ativamente atitudes discriminatórias, tanto dentro quanto fora do clube.
Acreditamos que a sociedade deve ser intolerante com qualquer manifestação que ofenda ou exclua pessoas por sua cor de pele, orientação sexual, aparência física ou qualquer outro aspecto que possa ser alvo de preconceito. Tão logo tomamos ciência do caso por meio do vídeo, a diretoria iniciou um procedimento interno para apurar os fatos relatados e tomar as medidas cabíveis, garantindo que a situação seja tratada com a seriedade que merece.
Reiteramos que o Rio das Pedras Country Club está comprometido em promover um ambiente seguro, inclusivo e respeitoso para todos, e continuaremos atuando para fortalecer essa cultura”, finaliza a nota enviada pela diretoria do clube.
LEIA TAMBÉM
Ver mais notícias >>