Multas para terrenos sujos começam em 28 de abril
Sandra Moreno - 18 de abril de 2025

SETORES: Prefeito Odair Silva e secretário de obras Thiago Vasconcelos confirmam 13 setores para limpeza terceirizada
Compartilhar
Município inicia autuações após prazo final para limpeza de propriedades
Após quatro meses de campanhas, notificações e apelos públicos, a Prefeitura de Barretos confirmou: a partir de 28 de abril, os proprietários de terrenos que não estiverem limpos serão multados. A medida cumpre o decreto municipal de janeiro, que deu prazo de 30 dias aos cidadãos para se adequarem, mais acabou sendo estendido e a partir de 28 de abril sofrerão sanções, como pagamento de multa e taxas para a limpeza.
O anúncio foi feito em entrevista coletiva incluindo o prefeito Odair Silva, o vice-prefeito Mussa Calil, vereadores, secretários de diversas pastas e a imprensa local. “Desde janeiro estamos pedindo, orientando, notificando. Mas a cidade não pode mais esperar. Estamos falando de saúde pública, de combate à dengue, de respeito à coletividade. Quem não cuidar do que é seu, vai ser multado e vai arcar com os custos da limpeza feita pela Prefeitura”, declarou o prefeito Odair Silva.
A multa, de R$ 741,00, poderá ter acréscimos conforme a complexidade do serviço. O prefeito explicou que, em muitos casos, a Prefeitura terá que usar maquinário pesado para remover entulhos, mato alto e até realizar transporte de resíduos. “A gente precisa entender que a responsabilidade é de quem é dono do terreno. Assim como cuidamos da nossa casa, temos que cuidar do que é nosso. E esse descuido está colocando toda a cidade em risco com aumento de casos de dengue, incêndios e sujeira nos bairros”, alertou Odair.
Além de atender à legislação, a medida também responde a uma solicitação da Defensoria Pública, que cobrou da administração municipal ações efetivas contra os terrenos abandonados.
Segundo o secretário de Ordem Pública e Defesa Civil, Luiz Humberto de Campos Sarti “Kapetinha”, a pasta já está com um levantamento completo das multas e notificações, que será apresentado oficialmente à Defensoria e à sociedade. “Tudo foi feito com ampla divulgação. Notificamos, orientamos, usamos carro de som, rádio, redes sociais. Não dá mais para esperar. Agora é lei. Vamos aplicar as penalidades com firmeza e responsabilidade”, afirmou Kapetinha.
A cidade foi dividida em 13 setores para organizar a ação. O secretário de Obras, Thiago Vasconcelos, explicou que o trabalho começa pelo City Barretos e seguirá pelas regiões oeste, como Santa Cecília e São Francisco. Todos os terrenos em situação irregular serão limpos — sem exceção. “A limpeza será feita em todos os terrenos dentro do setor programado, independente de quem seja o proprietário.
A empresa terceirizada estará atuando e, quanto maior o abandono, maior será o custo que o dono vai ter que pagar depois”, explicou Thiago. Enquanto os terrenos particulares são responsabilidade dos próprios proprietários, as áreas públicas da cidade estão sendo cuidadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, sob a coordenação do secretário Marcelo Jamal, que tem conduzido o cronograma de roçadas e manutenção de praças, jardins e áreas verdes.