Esqueci minha senha
Município encerra primeira quinzena com mais de 100 suspeitas de dengue

luis.martins - 15 de janeiro de 2025

Poder público alerta para importância da colaboração de todos para combater o mosquito transmissor

Poder público alerta para importância da colaboração de todos para combater o mosquito transmissor

Compartilhar


Levantamento da secretaria de Saúde de Barretos aponta 108 pacientes com suspeitas de dengue aguardando o resultado de exames, além de outros seis que já tiveram a confirmação da doença. O balanço referente ao período de 1º a 15 de janeiro informa que uma mulher de 39 anos está internada no Hospital São Jorge para tratamento da doença.

Além da dengue, o levantamento informa a existência de 22 casos suspeitos de chikungunya, em que todos os pacientes aguardam resultados de exames. Esta doença também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

ESTADO

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde apresentou, nesta quarta-feira (15), o Plano de Contingência das Arboviroses Urbanas 2025/2026, com as principais estratégias, ações e recomendações de combate à dengue, chikungunya e Zika.

O plano foi detalhado pela área de Vigilância Epidemiológica, que apontou, ainda, a prevalência do sorotipo 3 circulando desde o fim do ano passado, identificado pelas 71 unidades sentinelas que monitoram a circulação do vírus da dengue, do tipo 1 ao 4, em todo o território paulista. 

Segundo a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da SES, Tatiana Lang, o plano considera cenários de mobilização e alerta regional, conforme o número de casos suspeitos e confirmados em períodos de quatro semanas consecutivas.