No menino da manjedoura temos o mais importante Natal
Diocese de Barretos - 25 de dezembro de 2024
No menino da manjedoura temos o mais importante Natal
Compartilhar
O Fr. Ermes Ronchi ajuda-nos a introduzir a maravilha da solenidade do Natal de forma orante e poética:
“Naquela noite, o significado da história tomou outra direção: Deus para com a humanidade, o grande em direção aos pequenos, do céu para baixo, de uma cidade na direção de uma gruta, do templo para um campo de pastores de ovelhas. A história começa novamente a partir do último”.
O Natal é a festa da novidade, da inversão de todos os significados. O Evangelho de João também se abre como grande poesia que tem como ponto de partida “o princípio”, não tanto como dado histórico, mas relacional: na origem está o coração da Trindade, o Pai e o Filho e o Espírito. O nascimento de Jesus ilumina o ponto de partida de toda a vida divina e o destino para o qual caminhamos – de Deus, com Deus e para Deus – a partir de Jesus Cristo e no Espírito Santo. A humanidade é o lugar escolhido por Deus para amar e habitar: “e o Verbo se fez carne...”.
Também o bispo de Barretos, Dom Milton Kenan Jr, faz essa bela e profunda reflexão: "Na manjedoura Ele nos revela o lugar onde podemos encontrá-lo: na simplicidade dos recursos, na pobreza do lugar e na fragilidade dos que o cercam. Deus se revela como amigo dos pequenos e pobres, dos humildes e inocentes, dos que se desvestem do orgulho e da prepotência, para colocar-se sempre a serviço dos que não podem lhes retribuir.
A todos e todas os meus sinceros votos de um abençoado Natal!"