No primeiro dia útil de 2025 agentes encontram 140 criadouros de dengue
O Diário - 4 de janeiro de 2025
Combate ao aedes: moradores devem eliminar água parada e facilitar acesso dos agentes aos quintais.
Compartilhar
A equipe do Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde de Barretos está realizando o trabalho de visitas casa a casa para verificação de água parada e reforçando aos moradores as instruções para manter os imóveis sem criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Os agentes iniciaram os trabalhos neste ano, pelo bairro Leda Amêndola, e no dia 2 de janeiro, no primeiro dia de trabalho localizaram 144 criadouros.
A coordenadora do setor, Claudia Costa, ressalta que as equipes eliminaram as larvas encontradas, mas que toda a população precisa manter os cuidados constantes para impedir que novas larvas surjam, lembrando que o ciclo de reprodução do mosquito leva cerca de uma semana. “Em cada imóvel, as pessoas precisam tirar 10 minutos e duas vezes por semana conferir tudo, para manter o espaço livre de criadouros. No quintal, deve-se virar recipientes para baixo e, de preferência, eliminar o que não tem mais utilidade. Quintal limpo é sinal de casa sadia”, destaca.
Na segunda-feira, 6, os agentes visitarão casas do Jardim Califórnia. No mesmo dia, será realizada também ação de bloqueio no Jardim dos Coqueiros, nas quadras próximas ao local em que foi notificado um caso suspeito de dengue.
A população também pode entrar em contato com o Controle de Vetores para denunciar imóveis com criadouros. O setor atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 16h, e os telefones são 3612-2465 e 3612-2466.