Esqueci minha senha
Norovírus pode ser a causa de surto de virose no litoral paulista

O Diário - 13 de janeiro de 2025

SURTO NO LITORAL DE SP

NOROVIRUS: doença caracterizada por sintomas como náusea, vômito, diarreia atinge praias de SP

Compartilhar


A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo confirmou, que o surto de virose registrado em diversas cidades do litoral sul paulista foi causado por norovírus, um grupo viral que causa gastroenterite, uma doença caracterizada por sintomas como náusea, vômito, diarreia, dor abdominal e, por vezes, dor de cabeça, febre baixa, cansaço e dores musculares. A transmissão ocorre principalmente pela via fecal-oral.

O aumento de casos de virose no litoral paulista foi notado especialmente após as festas de final de ano, com turistas e moradores relatando o problema. A prefeitura do Guarujá chegou a declarar situação de surto de virose gastrointestinal na cidade.

A Secretaria de Saúde de São Paulo está investigando se há relação entre a morte de uma jovem de 29 anos em Cristais Paulista e o surto de gastroenterite no Guarujá.  Estima-se que o litoral já tenha registrado mais de 11 mil casos da doença e números podem aumentar uma vez que o período ainda é de férias para muitos turistas.

A orientação é não consumir alimentos e bebidas de procedência duvidosa, como sucos e água mineral sem origem conhecida, além de manter as mãos sempre limpas. O tratamento da doença é focado principalmente na hidratação, sendo que, em casos mais graves, a hidratação endovenosa pode ser necessária. A hospitalização, no entanto, é rara. Medicamentos somente com indicação médica

EM BARRETOS

Procurado, o secretário municipal de Saúde, Kleber Rosa, que afirmou que está acompanhando esse surto saindo do litoral vindo para o interior.  “Fica o alerta à população. Vimos o prefeito de Sorocaba confirmando que a cidade já sofre com os efeitos da virose no litoral.  Barretos ainda mantem a média nos casos de viroses, mas   precisamos ficar atentos aos sintomas, principalmente com as crianças que podem se desidratar rapidamente. Os pais devem ficar atentos  porque estamos em período de férias.  Começou perder líquido, vomitar, tem que correr para a UPA ou para a unidades básicas de saúde para corrigir isso   rapidamente”, orientou o secretário.