Nossa Senhora e a espiritualidade local
O Diário - 12 de outubro de 2024
Nossa Senhora e a espiritualidade local
Compartilhar
Há uma ligação muito forte de Barretos com Maria, expressa nas igrejas, movimentos e encontros comunitários. A Cidade de Maria é símbolo de vínculo profundo da diocese de Barretos com a Virgem Santíssima. Anualmente, uma caminhada de devotos da igreja do Bom Jesus até a Cidade de Maria mostra os sentimentos de religiosidade, de espiritualidade e de confiança na intercessão misericordiosa materna.
Uma comunidade cristã é realmente frutífera em sua caminhada de conversão entendendo o poder da oração, a força da comunhão e a necessidade de participação fraterna. O bispo diocesano de Barretos, dom Milton Kenan, ensina que “a partir da oração do louvor podemos fazer com que toda a nossa vida se transforme em “louvor da glória de Deus”. O pastor diocesano acrescenta que assim que o louvor se torna expressão da fé, torna-se o “amém” que damos a Deus, manifestando nossa disposição de viver no seu amor, disponíveis à sua Palavra.
Diante dos enormes desafios contemporâneos, a dinâmica tecnológica, as crises éticas e ecológicas, os conflitos e a violência, os “cristãos não podem se contentar em ser apenas pessoas de opinião bem formada acerca dos temas polêmicos”, lembra o cardeal Henri Nouwen. Observa que os cristãos devem exercer “uma liderança enraizada num relacionamento íntimo e permanente com Jesus Cristo, a Palavra encarnada”.
A celebração da festa da padroeira do Brasil recorda aos cristãos barretenses a necessária aprendizagem de ouvir a voz do amor, encontrando no evangelho “a sabedoria e a coragem para líder com qualquer questão que apareça”. Maria é modelo, exemplo e senhora.