Esqueci minha senha
Nova vara cível tem juiz titular definido após promoção por mérito 

Sandra Moreno - 20 de março de 2025

DEFINIDO JUIZ DA NOVA VARA

CONQUISTA: Fórum passa por adequações estruturais para receber a nova vara

Compartilhar


O Diário da Justiça Eletrônico na edição desta quinta-feira (20), traz a publicação oficial da promoção do magistrado Wellington Urbano Marinho para assumir a titularidade da recém-criada 4ª Vara Cível da Comarca de Barretos. A nova unidade foi instituída por meio de resolução publicada no Diário Oficial no dia 13 de janeiro deste ano. 

Atualmente juiz de direito da 2ª Vara Cível da Comarca de Pindamonhangaba, Wellington Marinho foi promovido pelo critério de mérito. Outros magistrados também participaram do processo seletivo conduzido pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. 

De acordo com a publicação, os magistrados promovidos têm até o dia 24 de março, próxima segunda-feira, para requerer a efetivação da promoção na respectiva comarca ou vara, conforme o regimento interno do Tribunal. 

CONQUISTA

A criação da 4ª Vara Cível de Barretos foi fruto de um esforço conjunto de lideranças locais e estaduais. Em dezembro de 2024, uma comitiva de Barretos e São Paulo se reuniu com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Fernando Antônio Torres Garcia, para tratar da necessidade da nova unidade. O pleito foi atendido em janeiro deste ano, e em fevereiro, a vaga para juiz titular foi aberta.  À época, a diretora do Fórum de Barretos, Fernanda Vazquez, celebrou a conquista. “Foi um trabalho muito grande, com a participação dos juízes da comarca, do legislativo local e da Assembleia Legislativa. Foi uma união de esforços para que essa aprovação se concretizasse”, afirmou a magistrada.   

Para a implantação da nova vara, o Fórum de Barretos passa por adequações estruturais para a instalação da Unidade de Processamento Judicial (UPJ), novo modelo de gestão dos cartórios cíveis exigido pelo Tribunal para a criação de novas varas. A previsão é de que a unidade esteja em pleno funcionamento até o final do primeiro semestre de 2025.