Esqueci minha senha
Novo monumento em Barretos reforça fomento ao turismo e cultura

Adelaide Lavanini - 21 de maio de 2024

Compartilhar


Parque dos Lagos receberá estátuas em referência à história do Boi Soberano

A construção do monumento em homenagem ao “Boi Soberanono Parque dos Lagos reforça o fomento ao turismo cultural e das raízes sertanejas. O vereador Luis Paulo Vieira (Lupa) é autor da solicitação aprovada pelo COMTUR e que tem recursos de R$ 1.804.792,08 repassados pelo Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur). O secretário de turismo, Sérgio Rondini, comentou que o local estratégico dará visibilidade ao monumento para apreciação dos turistas e barretenses.

Paulo César Lopes e Sérgio Rondini mostram a área de construção

“Todos que visitarem a cidade poderão fazer foto na estátua e levar uma recordação de Barretos”, disse. Segundo Sérgio, o Parque dos Lagos se transformou em área privilegiada para fomento do turismo. “Por sermos estância turística ele foi todo reestruturado e poderá receber esse importante monumento”, acrescentou. O presidente do Conselho Municipal de Turismo, Paulo César Lopes, destacou que perpetuar o Boi Soberano em Barretos é um sonho de todos concretizado com requerimento do vereador Lupa. “Estamos felizes por mais esse ponto turístico, em área estratégica para que as pessoas apreciem nossa cultura”, destacou.

Presidente da Câmara reforça importância de atividades do “Abril Grená”
Vereador Lupa é autor de requerimento que solicita o monumento

O presidente ressaltou que a verba do turismo é “carimbada” e não poderia ser utilizada em outra área. “É obrigatório investir no turismo e tudo foi aprovado pelo COMTUR e pelo DADETUR”, finalizou.

PROJETO: O monumento na Rua 34 com a Avenida 11 contempla a estátua do Boi Soberano com quatro metros de altura e sete metros de comprimento, construído em ferro, tela de viveiro, arame, areia e cimento. Também inclui uma boiada com quatro animais, além de dois personagens retratados em pai e filho, confeccionados no mesmo material. A história do boi malvado que salvou uma criança foi gravada nas vozes de Zé Carreiro e Carreirinho, Pedro Bento e Zé da Estrada, Tião Carreiro e Pardinho e vários outros artistas. A composição de Izaltino Gonçalves de Paula faz referência a Barretos.

https://youtu.be/mJ5NdiMW_dI