Esqueci minha senha
Aumento de casos leva à instalação de dengário na Santa Casa de Guaíra

O Diário - 10 de fevereiro de 2025

NÚMEROS DE CASOS DE DENGUE EM GUAIRA PASSAM DOS 530

DENGÁRIO: ala para atendimentos de casos mais graves da doença em anexo a Santa Casa- FOTO: Divulgação

Compartilhar


Com 536 casos positivos, 10 internados, 2 na UTI, 1 óbito positivo e 3 em investigação, a cidade de Guaíra está em estado de emergência para a dengue. Os números são da atualização de segunda-feira, (10) com alerta também para a circulação do sorotipo 3 da doença no município.

 Para conter o avanço da doença a equipe da Diretoria Municipal de Saúde se reuniu com a articuladora da Atenção Básica do DRS V Barretos, Rita de Cássia Sandrini, a enfermeira do Grupo de Vigilância Epidemiológica, regional de Barretos, Vanessa Geroli, o interlocutor de Área Técnica Controle de Vetores, Valdevino Pereira Neves, a agente técnica de Saúde, Sandra Girardi e o desinsetizador Jean Claudio Donato.

O objetivo do encontro realizado na última sexta-feira, (07), que contou com a presença do vice-prefeito Renan Lelis Lopes, foi para apresentar os trabalhos que o município está realizando neste momento referente ao combate ao mosquito Aedes aegypti, pontuar as mudanças necessárias e buscar possíveis ações para intensificar este enfrentamento.

Com cerca de 60 atendimentos diários de pacientes com sintomas da doença, o dengário foi reativado, funcionando 12 horas por dia, desafogando as unidades básicas de saúde.  A secretaria de saúde também implantou o cartão de acompanhamento do paciente com dengue, onde nele são colocadas todas as informações pertinentes, para que os profissionais de saúde acompanhem o tratamento, seja nas Unidades de Saúde da Família, no Pronto Socorro ou dengário.

O dengário conta com equipe multidisciplinar, incluindo médicos e enfermeiros, para reavaliar e medicar pacientes conforme protocolos do Ministério da Saúde, evitando internações desnecessárias.

Pacientes com dengue confirmada (NS1 ou IgM) dos grupos B ou C, ou casos suspeitos com plaquetopenia abaixo de 50.000, febre e dois sintomas clássicos, poderão ser encaminhados de qualquer unidade de saúde, incluindo Pronto-Socorro, USFs e consultórios particulares, mediante relatório médico.

Além disso, a Santa Casa disponibilizou 14 leitos exclusivos para internações por dengue, reforçando a estrutura de atendimento no município. A medida busca garantir tratamento ágil e eficiente, priorizando casos de maior gravidade.

Guaíra se prepara, agora, para intensificar as visitas casa a casa e continua com a sua campanha ressaltando a importância dos cidadãos, para que colaborem e limpem seus quintais, evitando os criadouros da dengue.

De acordo com o Estado de São Paulo, 75% dos criadouros da dengue estão dentro das residências.

MAIS DE 35% DOS IMÓVEIS FECHADOS

Segundo o Controle de Vetores, são 4.579 imóveis fechados, que não foram vistoriados, muitos por motivo de recusa dos moradores em abrirem as portas de suas casas para a entrada dos agentes de campo no momento da visita casa a casa. Isso representa mais de 35%, um alto índice, o que prejudica a principal e mais importante ação contra a dengue (evitar locais de criadouros do mosquito).  Quanto a chikungunya, apenas um caso foi registrado na cidade até a última atualização.