O desafio do bem do outro e do rodeio
O Diário - 6 de agosto de 2024
O desafio do bem do outro e do rodeio
Compartilhar
O desafio do bem foi criado para fazer do rodeio na Festa do Peão um momento de valorização de Os Independentes, do rodeio, dos visitantes, com uma ação efetivamente de solidariedade, fraternidade e apoio ao Hospital da Fundação Pio XII. O desafio entre Ednei Caminhas e Bandido fez história, estabeleceu um “patamar” para o evento.
Entretanto, ao longo dos anos, o “desafio do bem” passou a ser “chacota”, caça níquel sem sentido, diversão mais do “animador” de palco do que exaltação de doadores, colaboradores e beneficiários.
O desafio do bem virou “desafio de bobo”, prejudicando a imagem do rodeio. Algumas vezes, querendo prestar homenagem a um peão veterano, a “brincadeira” provocou riscos para a integridade de pessoas e animais.
A metanóia era inquestionável e imediata. Tudo indica agora que o “desafio do bem” volta a ser um momento forte do evento no Parque do Peão, exaltando o rodeio, o competidor, o tropeiro e – particularmente – os doadores. O criador Tércio Miranda colocou seu touro “Acesso Negado” para o “desafio do bem”. O animal mais valorizado do mercado de montarias do país na atualidade tem elasticidade, rusticidade e desenvoltura, traçando um verdadeiro balé após a porteira aberta. Acesso Negado entra na arena no Desafio do Bem 2024 no dia 25 de agosto, encerramento da Festa do Peão de Barretos.
O evento barretense é sempre um acontecimento de impacto. Além das atrações mais significativas do show sertanejo, a entidade agendou para 24 de agosto a presença do cantor country Cody Johnson. Principal atração atual dos EUA, vem pela primeira vez ao Brasil para a apresentação na maior arena de rodeio do país. A dupla César Menotti e Fabiano – os gordinhos de BH – ocupam a missão de embaixadores da festa de Os Independentes deste ano.