Esqueci minha senha
O que esperar do próximo legislativo

O Diário - 19 de dezembro de 2024

O que esperar do próximo legislativo

O que esperar do próximo legislativo

Compartilhar


A Sessão Solene de Posse do Prefeito e dos 17 vereadores para a Legislatura 2025-2028 será no dia 1º de janeiro de 2025, às 10 horas, na Câmara Municipal. O regimento interno parlamentar fixa que o vereador mais votado no pleito de outubro preside a cerimônia pública. Tiagão Alves obteve 1802 votos e vai comandar a solenidade de posse. A partir do ano que vem, o União Brasil terá 3 cadeiras. O PSD também tem 3 membros na Casa. PL, Republicanos e PP têm dois vereadores cada agremiação. As demais cadeiras serão ocupadas por filiados do Solidariedade, MDB, PRD, PSB e Podemos.

Atuais vereadores, encerram mandado dia 31 de dezembro Raphael Oliveira e Vagner Chiapetti, que não disputaram vagas para o legislativo. Angelo Tegami, Carlão do Basquete, Fabrício Lemos, Gabriel Uchida e Nestor Leonel não foram reeleitos.

O legislativo barretense em 2025 será formado por Danúbia Alves, Tiagão Alves, Japonês das Caçambas, Ricardo Bodinho, Itamar, Marcos Mariano, Chafei, Juninho Bandeira, Paçoca, Bodão da Construção, Rodrigo Malaman, Raphael Silvério, Elson Santos, Lupa, Adilson Ventura, Jonathas Lazzarotto e Paulo Correa.

O sistema democrático estabelece o legislativo como primeiro poder, zelando pelas políticas públicas, verbas e orçamento, fiscalização e desenvolvimento. A norma legal estabelece que “o legislativo julga as contas apresentadas pelo executivo”.

Todo início de nova gestão da Câmara, com eleitos e reeleitos, desperta o conceito fundamental de ser a “Casa do Povo”. Antes de tudo, é o lugar de “parlamentar”, de exercitar a ciência do falar e do escutar.  Apesar de tudo, é o espaço para o “jogo político” em sua plenitude. Mais que situação ou oposição, Câmara é o retrato mais vivo de uma cidade.