O santinho influencer
O Diário - 4 de janeiro de 2025
José Renato Nalini é Reitor da UNIREGISTRAL, docente da Pós-graduação da UNINOVE e Secretário-Executivo das Mudanças Climáticas de São Paulo
Compartilhar
O Papa Francisco anunciou que canonizará o beato Carlo Acutis em abril de 2025, mais exatamente entre os dias 25 e 27. Ele ganhará os altares durante o Jubileu dos Adolescentes e será o primeiro santo millenial.
Embora de família italiana, ele nasceu em Londres e morreu de leucemia em 2006, aos quinze anos, em Monza, na Itália.
Carlo Acutis é um jovem com quem a maior parte da mocidade contemporânea pode se identificar. Era usuário das redes sociais. Dominava as tecnologias da comunicação e da informação e sempre evidenciou uma singular devoção quanto aos milagres eucarísticos e aparições Marianas.
Para divulgar essas manifestações da generosidade da Providência Divina e da Mãe de Deus, ele catalogou em um website a coleção de todos os acontecimentos reconhecidos pela Igreja, como de milagres e de aparição de Nossa Senhora. Serviu-se eficientemente da Internet para divulgar a religião e, por esse motivo, é conhecido como o “influencer de Deus” e considerado o “padroeiro da Internet”.
Foi beatificado em 2020, quando a Santa Sé reconheceu um milagre realizado no Brasil: um garoto com pâncreas malformado foi curado após ter contato com uma camiseta de Acutis. O segundo milagre foi a recuperação de uma jovem da Costa Rica, vítima de traumatismo craniano em Firenze, desenganada e cuja mãe rezou no santuário da Renúncia, implorando a intercessão do menino. Tive o privilégio de venerá-lo, já como Beato em recente viagem a Assis, durante permanência em Firenze.
Impossível deixar de se emocionar com o corpo intacto de um garoto bonito, vestido de calça jeans e tênis, que parece dormir no ataúde transparente.
O Papa Francisco anunciou também que vai canonizar o estudante Pier Giorgio Frassati, no Jubileu dos Jovens a ser realizado de 28 de julho a 3 de agosto do próximo ano. Frassati morreu aos 24 anos, de poliomielite em 1925 e foi beatificado em 1990, por São João Paulo II. Será santo exatamente no ano de seu centenário.
É confortador constatar que a juventude também serve de exemplo, mesmo nesta era de evidente declínio de valores, de relativização da moral e dos costumes e de negligência em relação aos deveres religiosos. Bem vindos, jovens santos! Inspirem outros moços na senda do bem.