Operação “Nelore” prende sete suspeitos de envolvimento com rede de tráfico de drogas
luis.nascimento - 7 de agosto de 2024
Compartilhar
Ação conjunta entre as Polícias Civil e Militar ocorreu em Barretos, Rio Preto e Colômbia
A Polícia Civil através da DISE (Delegacia de investigações Sobre Entorpecentes) de Barretos, numa ação conjunta com a Polícia Militar desencadeou na manhã de quarta – feira (7), a Operação “Nelore”, visando cumprir mandados de busca e prisão por tráfico de entorpecente.
O trabalho de investigação coordenado pelo delegado Daniel do Prado Gonçalves, teve início em janeiro desse ano, a partir da prisão em flagrante de duas pessoas pela Polícia Militar, e identificou uma rede de tráfico de drogas.
O delegado Daniel representou e a justiça através da 1ª Vara Criminal de Barretos, expediu 9 mandados de prisão temporária e 11 mandados de busca e apreensão, os quais foram cumpridos nos municípios de Barretos, São José do Rio Preto e no Distrito de Laranjeiras em Colômbia.
A ação que contou com apoio do DEIC de São José do Rio Preto, DIG (Delegacia de Investigações Gerais) e CPJ (Central de Polícia Judiciária) de Barretos, Delegacias de Guaíra, Colina e Olímpia além das equipes da Polícia Militar da 1ª e 4ª Cia, inclusive Força Tática, prendeu 7 pessoas, 6 delas temporariamente sendo lavrados 4 autos de prisão em flagrante por tráfico de drogas.
“Essa operação começou a partir da prisão em flagrante de duas pessoas pela Polícia Militar, no mês de janeiro. A partir daí nós analisamos as provas coletadas e conseguimos identificar uma rede de traficantes, pessoas que estavam envolvidas com o tráfico na cidade de Barretos, inclusive também no distrito de Laranjeiras no município de Colômbia. Essas provas foram apresentadas ao Poder Judiciário, e foram expedidos os mandados de busca e apreensão e prisão temporária. No total foram 11 mandados de busca e apreensão e 9 de prisão temporária. Algumas pessoas tinham sido presas no decorrer desse tempo de janeiro até agora em agosto, e nós concluímos as investigações hoje, em que fizemos mais uma etapa cumprindo os mandados. No total foram presas hoje 7 pessoas e foram lavrados quatro autos de prisão em flagrante porque dessas pessoas, quatro delas mantinham drogas em suas residências. Em Barretos, as prisões ocorreram nos bairros Dom Bosco, no América e Zequinha Amêndola (Barretos II). Nas demais uma ocorreu no Distrito de Laranjeiras em Colômbia e a outra em São José do Rio Preto. Essa investigação foi bem exitosa, porque conseguimos identificar quatro fornecedores de drogas desse grupo criminoso e alguns associados também que vendiam drogas para eles. Então eu considero uma investigação bem sucedida. Eles vão responder por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Com uma dessas pessoas nós encontramos também uma motocicleta, com placa e chassi adulterados, então vai responder também por adulteração de sinal identificador de veículo”, confirmou o delegado Daniel.
A operação foi nominada "Nelore" porque esse era o apelido dado pelos traficantes a cocaína vendida por eles, provavelmente em razão do grau de pureza da droga e a cor branca idêntica a do pelo do gado da raça Nelore.
Entorpecentes, celulares e material apreendido durante a operação
Movimentação de policiais próximo a DISE na rua 22 com avenida 11