Padre afirma que encontro com Papa marcou sua vida
Sandra Moreno - 23 de abril de 2025
Padre Deusmar Jesus da Silva
Compartilhar
A morte do Papa Francisco, na segunda-feira (21), comoveu o mundo cristão e despertou homenagens de líderes em todo o planeta. Conhecido por sua humildade, proximidade com os mais pobres e firme compromisso com a justiça social, o pontífice deixa um legado marcante para a Igreja Católica. Em Barretos, o pároco da Catedral do Divino Espírito Santo, Padre Deusmar Jesus da Silva, relembrou com emoção o encontro que teve com o Santo Padre em 2017, em Roma.
“Foi durante um curso de formação sobre pastoral presbiteral. Na ocasião, tive a oportunidade de me aproximar do Papa Francisco. Quando cheguei perto, disse a ele: ‘Santo Padre, sou do Brasil’. Ele abriu um sorriso acolhedor, estendeu a mão e me cumprimentou. Foi um gesto simples, mas que carregava uma força espiritual imensa. Um momento que marcou profundamente minha vida sacerdotal”, relatou padre Deusmar.
Para o pároco, o Papa Francisco representava mais do que a autoridade da Igreja: era um símbolo de empatia e serviço. “Ele acolhia com o olhar. Com gestos, com palavras, com silêncio. Era impossível não se sentir tocado por sua presença. E, ao mesmo tempo em que acolhia a todos, era ele mesmo acolhido pelo povo, porque era autêntico, próximo, humano”.
Ordenado sacerdote em 1985, Padre Deusmar tem 40 anos de missão na Diocese de Barretos, onde também atua como coordenador diocesano da formação de diáconos permanentes. Ao falar sobre o Papa Francisco, expressa não só a dor pela perda, mas também a certeza de que seu legado permanecerá vivo: “Ele foi um verdadeiro discípulo de Cristo, um sucessor de Pedro que fez da sua vida uma doação aos pobres, aos marginalizados, aos que mais sofrem. Agora, está junto do Pai, intercedendo por todos nós.”
MISSA
A Pastoral da Comunicação da Diocese de Barretos confirmou a realização de missa em sufrágio do Papa Francisco nesta quarta-feira (23). A celebração será presidida pelo bispo dom Milton Kenan Júnior e ocorrerá ao meio-dia na Catedral do Divino Espírito Santo.



