“Paixão à primeira corrida”: atleta destaca preparação e trajetória na modalidade
Adelaide Lavanini - 10 de julho de 2022
Alain Guimarães, Simony Semoto eDiego Roque
Compartilhar
Nutricionista encontrou na prática esportiva motivação para superar as próprias marcas
A corrida de rua faz parte da vida da nutricionista Simony Semoto há seis anos. Com suporte de assessoria de corrida e trabalho de musculação, fortalecimento e condicionamento, ela tem se destacado nas principais provas da região. Simony, natural de Fernandópolis e residente em Barretos há quatro anos, tem como especialidade as provas de 5 km, mas colocou como meta a maratona, com percurso de 42 km. A nutricionista de 33 anos descobriu o gosto pela corrida de rua durante a faculdade, prática que não deixou mais de lado. “Busquei uma opção que fosse mais o meu perfil. Tem um grupo de corrida na cidade onde eu nasci, fiz alguns testes com o pessoal da corrida e foi paixão à primeira corrida. Desde então, não parei mais”, disse. Simony acredita que tenha participado de cerca de 50 corridas com medalhas e títulos na maioria delas. “Meu objetivo é completar uma maratona no final do mês, e por enquanto, é meu principal projeto”, afirmou.
PANDEMIA: Entre 2020 e 2021, nos períodos mais críticos da pandemia, a corredora teve que se reinventar com treinamentos sem sair de casa. “Tive que mudar os treinamentos. Fazia mais funcional em casa sozinha, tive instruções do meu treinador que passava os treinos e enquanto isso, a gente ia mantendo o condicionamento dentro de casa, até poder sair e fazer os treinamentos solo”, contou.
FORTALECIMENTO: Com um dos objetivos prevenir lesões, Simony foi recomendada a buscar assessoria e musculação para serem aliados na preparação para as corridas. O fortalecimento dela passa pelo trabalho do educador físico Alain Guimarães desde 2020. “A corrida de rua tem um fator primordial no estímulo a qualquer outra atividade física, com liberação de endorfina e propriocepção para qualquer outro tipo de doenças. Ela evita infarto, diminui o colesterol, então ela tem vários outros fatores positivos voltados para a saúde. E quando uma pessoa quer destinar alguma corrida voltada para competição, todo trabalho voltado para fortalecimento é importante”, disse.
ASSESSORIA: O educador físico Diego Roque acompanha Simony desde o início do ano e a auxilia na meta de correr uma maratona de 42 km. “De cara, topei o desafio, fiz o planejamento de 6 meses para ela visando evolução e ganho de resistência para a pessoa chegar na prova longa, que exige um pouco mais da parte muscular e parte cardiorrespiratória. É para você pode correr um pouco mais tranquilo, mas com muita resistência”, explicou.
LEIA TAMBÉM
Ver mais notícias >>Barretense é premiado em competição de triathlon
importacao - 19 de outubro de 2021
Evento aconteceu na cidade de Brotas