Pastoral da Mulher Marginalizada realiza concurso de redação em escolas barretenses
rodrigo.pessoa - 6 de maio de 2022
Regina e Heloisa integram a Pastoral da Mulher Marginalizada em Barretos (Tininho Junior)
Compartilhar
Um dos objetivos é conscientizar alunos sobre abuso e exploração sexual infantil
A Pastoral da Mulher Marginalizada em Barretos realiza neste ano o concurso de redação “Faça Bonito” para alunos do 9º ano das escolas Paulina Nunes de Moraes, Aymoré do Brasil e Lacy Bonilha, do distrito Ibitu. Integrantes da pastoral, a advogada Heloisa Chubaci Bezerra de Menezes e a psicóloga Regina Baston, explicaram que a atividade é desenvolvida todos os anos com um dos objetivos conscientizar os estudantes sobre a exploração e abuso infantil. Os autores dos três melhores textos serão premiados com notebook (1º) e bicicleta (2º e 3º). Os vencedores serão conhecidos em 18 de maio, que é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. “As crianças, antes de escreverem foram capacitadas. A dra. Glaucia Simões (ex-delegada da DDM) foi às escolas e explicou para os meninos o tema que eles deveriam desenvolver na redação. O tema deste e todos os anos é ‘Abuso e Exploração Sexual Infantil’”, explicou Heloisa. Segundo elas, devido à atenção sobre o tema, o concurso de redação acaba por despertar casos sofridos pelos alunos, que muitas vezes, nem eles mesmo saibam que são vítimas. “O objetivo é contar para as crianças o que é o abuso e a exploração sexual. Acontece que, às vezes, as crianças vivem situações de abuso e não sabem deste crime. Principalmente, no momento da capacitação dos meninos, levar a informação é um despertar para a maioria das crianças”, complementou a advogada.
PASTORAL
Regina Baston explicou como é o trabalho da Pastoral da Mulher Marginalizada, que tem a coordenação de Nivalda Duarte Menezes e conta com apoio de outras pessoas. “A gente trabalha com mulheres marginalizadas, mulheres em situação de prostituição. Damos atendimento o ano inteiro, fazemos visitas nos locais, vemos se há necessidade de médicos e damos este acompanhamento. E na pastoral, a gente realiza jantares para elas e se sentirem em família”, comentou.
APOIO
Os prêmios foram viabilizados por Kairós Sucos (1 notebook), Marcelo Cervantes (1 bicicleta) e La Maison e Manolo (1 bicicleta).