Perseverança: esforço necessário que gera fé e esperança
Diocese de Barretos - 25 de fevereiro de 2025

Perseverança: esforço necessário que gera fé e esperança
Compartilhar
Por Pe. Daniel Canevarollo, Vigário Paroquial São Benedito - Barretos
A perseverança é uma atitude de fundamental importância no processo de aprendizado, amadurecimento e transformação humana. Ao tentarmos definir a atitude de perseverar, compreenderemos que a base que a sustenta é a nossa força de vontade e o desejo. A força de vontade e o desejo, quando bem combinados, formam um casal irresistível que nos fazem dar continuidade e ânimo aos nossos objetivos até que eles sejam de fato concluídos. Ao observarmos a maioria das pessoas de nossa sociedade, iremos notar que elas desistem logo de seus objetivos e metas ao menor sinal de azar ou oposição, levando-as à optarem por caminhos mais fáceis e objetivos que se mostrem mais curtos ou menos trabalhoso e complicado.
Na palavra de Deus, no evangelho de São João, Jesus exorta: “Permanecei no meu amor, assim como eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor. (Cf. Jo. 15, 9-11)” Através desta exortação de Jesus, é possível perceber que se faz necessário perseverar. A atitude de abandonar algo sem justificativa demonstra e revela traços de desejos frágeis, que levam a resultados frágeis e inconstantes que consequentemente geram fracasso e frustração.
De fato, é preciso encontrar os caminhos que fundamentam a nossa força de vontade, e esta força surgirá quando formos capazes de amar e permanecer no amor de Deus, Ele é o sustento que nos desafia e nos ensina a descobrirmos a força e a capacidade que temos de vencer e olhar para frente com esperança sem desanimar. Sejamos perseverantes na escuta e no chamado de Deus para nós através da oração e olhemos para a nossa realidade com ânimo, fé e disposição na certeza de que Deus nos sustenta e conta com o nosso Sim. Não desista de amar, persevere e permaneça sempre no amor!