Polícia Civil esclarece falsa comunicação de roubo em Bebedouro
luis.nascimento - 20 de fevereiro de 2025

Caso foi esclarecidos pelas equipes da DIG e DISE de Bebedouro
Compartilhar
Motorista teria desviado carga de placas solares
A Polícia Civil em Bebedouro, através da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) e DISE (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) esclareceu uma falsa comunicação de crime de roubo de carga supostamente ocorrido no final de 2023.
A investigação revelou que, na verdade, o próprio motorista responsável pelo transporte desviou os equipamentos, avaliados em aproximadamente R$ 500.000,00.
CASO
O motorista de 39 anos, comunicou no 1º DP de Carapicuíba que efetuou um carregamento de 20 toneladas de placas solares de Campinas com destino a Goiânia-GO, mas teve de parar em um posto de combustível em Bebedouro, localizado na margem da rodovia Brigadeiro Faria Lima.
No local, teria sido rendido por dois indivíduos armados, que cobriram a sua cabeça e o mantiveram na cabine do caminhão, rodando por várias horas.
Segundo o motorista, os assaltantes realizaram o transbordo da carga, o doparam e depois o abandonaram em uma área isolada em Carapicuíba.
Além da carga e do caminhão, ele afirmou que o seu aparelho celular e a quantia de R$ 900,00 em dinheiro foram levados pelos criminosos.
INVESTIGAÇÃO
Após entrevistar representantes da transportadora responsável pelo frete, os investigadores descobriram diversas inconsistências na narrativa do motorista.
Diante dessas suspeitas, realizaram a quebra de sigilo telefônico e telemático dele.
Logo após análise de milhares de dados, descobriram que, na verdade, ele não foi vítima de roubo em Bebedouro, mas sim o responsável pelo desvio da carga.
Durante a apuração os investigadores realizaram diversas diligências, inclusive em outras cidades, mas não localizaram o motorista e nem a carga. Com a conclusão das investigações, o inquérito foi remetido à Justiça com proposta de encaminhamento à comarca de Campinas, onde efetivamente ocorreu o desvio da carga.
O delegado João Vitor Silvério confirmou que além do furto qualificado mediante fraude, o motorista responderá pelos crimes de comunicação falsa de crime e falsidade ideológica, cujas penas somadas ultrapassam 13 anos de prisão. Ele ainda ressaltou que não foi a primeira vez que motoristas noticiam falsamente terem sido vítimas de roubo nesse posto de combustível localizado em Bebedouro, e afirmou que a Polícia Civil está atenta a esses casos e que não medirá esforços para punir os responsáveis.