Ponte em Colômbia corre risco e relatório sugere interdição total
Adelaide Lavanini - 25 de janeiro de 2023

Situação da Ponte em Colômbia (Foto: Divulgação)
Compartilhar
Relatório de monitoramento da Concremat Engenharia recomenda a interdição total da Ponte Gumercindo Penteado caso o nível do Rio Grande chegue ao seu ponto máximo. O documento alerta o DNIT da atual situação devido à previsão de chuvas nos próximos dias, o que obrigaria a Usina do Porto Colômbia a abrir o vertedouro.
Dessa forma, os níveis de água teriam aumentos significativos no trecho da ponte que liga os estados de SP e Minas Gerais. No dia 19 de janeiro, a Usina Marimbondo informou que o nível chegou a 443,97, faltando apenas 1,03 metro para que as águas atinjam a estrutura superior da ponte. O relatório assinado pelo engenheiro Marco Antonio Moura Mendes aponta que no dia 11 de janeiro as águas do Rio Grande começaram a chegar a níveis preocupantes. Os técnicos também detectaram grande quantidade de entulhos e vegetação aquática na viga superior e pilares da ponte.
A bióloga e coordenadora da Defesa Civil de Colômbia, Maria Inácia Freitas, informou que parceria com a prefeitura de Planura, já retirou grande quantidade de lixo da água. No entanto, o grande volume acumulado nos últimos dias e as dificuldades dos serviços, os resíduos continuam pressionando toda a estrutura da ponte.
ANÁLISE: A bióloga informou que a Defesa Civil está monitorando a ponte entre dezembro e janeiro. Segundo ela, a população foi surpreendida pelas cheias com abertura das comportas das hidrelétricas. “Estamos monitorando e alertando para que a hidrelétrica mantenha a cota do nível do reservatório para não inundar a ponte. Solicitamos apoio de toda a comunidade para a construção de nova ponte que já era para ter acontecido, essa situação está acontecendo devido ao descaso das autoridades”, comentou.

LEIA TAMBÉM
Ver mais notícias >>
DNIT confirma nova inspeção em ponte e recuperação de...
importacao - 23 de abril de 2021
Informações foram enviadas ao presidente da Câmara Paulo Correa