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Ponte terá pequenas melhorias com homologação de obra em rodovia

luis.martins - 14 de fevereiro de 2023

O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes) anunciou que a partir da próxima segunda (15), terão início obras na Ponte Gumercindo Penteado

Caminhão trafegando pela ponte Gumercindo Penteado (Foto - Tininho Júnior)

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O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) homologou licitação para obras de conservação, manutenção e restauração da rodovia BR-364, que liga os municípios mineiros de Planura até Frutal, no entroncamento da BR-153, e daí até a divisa com o estado de Goiás devem ser realizados serviços de conservação, como tapa-buraco.

O termo de homologação, datado de 10 de fevereiro de 2023, informa que a empresa “HWN Engenharia Ltda”, apresentou o melhor lance de R$ 37.200.000,0000, com valor negociado a R$ 37.199.173,15.

Segundo a coordenadora da Defesa Civil de Colômbia, Maria Inácia Freitas, a obra deverá incluir também algumas melhorias na ponte Gumercindo Penteado, sobre o Rio Grande, na ligação da cidade paulista com Planura.

“O que saiu estava previsto desde 2022, que é o recape da BR-364 até divisa com a BR-153 e divisa com Goiás, mas reforma para ponte Gumercindo Penteado em si não.  Esse recurso também será usado para fazer somente o recape da ponte e o gradil”, declarou Maria Inácia. “Por isso que estamos reivindicando a construção de uma nova ponte”, completou.

RISCO DE INTERDIÇÃO

No final de janeiro, relatório de monitoramento da empresa Concremat Engenharia recomendou a interdição total da Ponte Gumercindo Penteado caso o nível do Rio Grande chegue ao seu ponto máximo. O documento alerta o DNIT da atual situação devido no caso de continuidade das chuvas nos próximos dias.


Dessa forma, os níveis de água teriam aumentos significativos no trecho da ponte que liga os estados de SP e Minas Gerais. No dia 19 de janeiro, a Usina Marimbondo informou que o nível chegou a 443,97, faltando apenas 1,03 metro para que as águas atinjam a estrutura superior da ponte.

O relatório assinado pelo engenheiro Marco Antonio Moura Mendes aponta que no dia 11 de janeiro as águas do Rio Grande começaram a chegar a níveis preocupantes. Os técnicos também detectaram grande quantidade de entulhos e vegetação aquática na viga superior e pilares da ponte.