Esqueci minha senha
Prefeita Paula Lemos faz balanço dos 4 anos de gestão ao deixar prefeitura de Barretos

O Diário - 31 de dezembro de 2024

Prefeita Paula Lemos faz balanço dos 4 anos de gestão ao deixar prefeitura de Barretos

EXECUTIVO: Paula Lemos no gabinete durante a sua gestão

Compartilhar


A Prefeitura da Estância Turística de Barretos passa a ter a partir deste dia 1º de janeiro um novo prefeito que irá comandar os destinos da cidade durante o mandato de 2025 a 2028. No seu último dia de Governo Municipal, a prefeita Paula Paula Lemos, antes de deixar o cargo, falou dos 1.460 dias em que esteve no comando da cidade. A advogada e ex-vereadora, foi a primeira mulher a comandar Barretos entre os anos de 2020 a 2024, disse que encerra o mandato com sentimento de dever cumprido. Ao passar a faixa ao prefeito eleito Odair Silva nesse primeiro de janeiro, Paula Lemos, que é servidora pública, volta a ocupar seu cargo como advogada da Procuradoria-Geral do Município. Ela respondeu algumas perguntas formuladas pela equipe do Jornal O Diário, em sua despedida do governo.

O Diário: Como você finaliza seu governo?

Paula Lemos: Finalizo o meu mandato com muita gratidão no coração. Não foi fácil, tivemos muitos desafios, mas com fé em Deus e muito trabalho, conseguimos superar todos os obstáculos, priorizando sempre o cuidado com as pessoas e o desenvolvimento de Barretos.

O Diário: Qual a maior dificuldade que sentiu nesses 1.460 dias de governo?

Paula Lemos: Quando coloquei o meu nome à disposição para ser a primeira mulher prefeita de Barretos, confesso que não imaginava que passaríamos por tantos desafios. Estávamos na Covid, imaginávamos que ela se encerraria em 2020. Mas não, pegamos a pior onda da Covid em 2021, uma enchente que devastou a nossa cidade em 2022, a queda de recursos federais em 2023 e a pior crise hídrica em 2024. Foram muitos desafios, mas com força, foco e fé conseguimos superar todos focando no que realmente sempre importou: servir às pessoas e melhorar a nossa cidade.

O Diário: O que gostaria de ter concluído?

Paula Lemos: Gostaria de ter concluído a Av. Rio Dalva. Ali nós temos um problema crônico, como em muitas partes da cidade, da falta de infraestrutura de drenagem. Temos o projeto pronto dali e tivemos conversas com órgãos responsáveis, mas não foi possível concluirmos pois é um investimento de mais de R$ 10 milhões. Sei que o Odair já está em conversas para conseguir sanar este problema e melhorar a vida das pessoas que moram por ali.

O Diário: Governar Barretos é fácil ou não?

Paula Lemos: Não foi fácil com o tanto de adversidades que passamos, mas foi uma grande honra servir a nossa população. Fico extremamente feliz, grata e emocionada quando olho para os 4 anos e vejo tudo o que conseguimos fazer.

O Diário: O que deixa de legado?

 Paula Lemos: com certeza meu maior legado foi a dedicação de corpo e alma à população barretense, trazendo transparência nos gastos públicos em total respeito a cada barretense. Quando você serve às pessoas, os resultados vêm com a entrega de 3 Postinhos e um novo Postão. O maior recape da história de Barretos, o piso intertravado dos Predinhos, uma conquista que traz muito mais dignidade para as mais de 3 mil famílias que moram ali, acessibilidade em todas nossas escolas e CEMEIs, trazendo muito mais inclusão. Ainda sobre a Educação, fomos reconhecidos estadualmente e nacionalmente, além de atingirmos o maior IDEB da história de Barretos. As obras antienchentes,  que tivemos a coragem de enfrentar, garantindo mais segurança para todos.

O Diário: Tem mais o que destacar?

Paula Lemos: O investimento na categoria de base do BEC, trazendo oportunidade para os meninos jogarem com times de reconhecimento nacional. Na cultura, nossa Orquestra Sinfônica que fez mais de 100 apresentações, além do Bonde do Noel em que levamos o Papai Noel para todos os bairros. A vinda de empresas de grande porte como Mercado Livre e Shopee, além das leis de incentivo em que conseguimos ter mais desenvolvimento. Na habitação entregamos o Vida Longa, um pedacinho do céu para mais de 28 idosos, mais de 500 escrituras, na certeza de que aquelas pessoas agora têm segurança de que a casa é delas. E jamais vou esquecer a felicidade de mais de 1.500 famílias recebendo seu frango e sua cesta no final do ano. Enfim, o meu coração está só gratidão na certeza que consegui trazer muito desenvolvimento, dignidade e oportunidades para as pessoas.