Esqueci minha senha
Prefeitura de Olímpia investe R$ 19 milhões em área para construir aeroporto

luis.martins - 19 de setembro de 2023

Projeto do futuro aeroporto internacional de Olímpia (Imagem: Divulgação Pref Olímpia - O Diário de Barretos)

Projeto do futuro aeroporto internacional de Olímpia (Imagem: Divulgação Pref Olímpia )

Compartilhar


A prefeitura de Olímpia formalizou nesta terça-feira (19) a aquisição de 200,4 hectares para a construção do futuro “Aeroporto Internacional do Norte Paulista”. De acordo com o governo municipal, a área de terra está localizada às margens da rodovia Assis Chateaubriand, entre Olímpia e São José do Rio Preto, que pertencia ao grupo empresarial Zelux Agrícola S/A, do Rio de Janeiro.

“Os investimentos para a aquisição são de mais de R$ 19 milhões, definidos após avaliação da Comissão de Bens e Imóveis, como um valor justo do mercado imobiliário, considerando ainda a situação financeira sólida da Prefeitura e a posterior valorização da área, que ampliará o patrimônio do município”, informou a assessoria de imprensa de Olímpia.

A formalização ocorreu em ato no gabinete do prefeito Fernando Cunha, com a presença também de secretários, vereadores, representantes da empresa vendedora e de cartórios da cidade.

INFRAERO

A administração municipal também confirmou parceria com a Infraero – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária - para oferecer serviços de ponta-a-ponta da infraestrutura aeroportuária e elaboração de anteprojeto do futuro aeroporto.

A próxima etapa, após a finalização da documentação necessária, é a demarcação da área da pista que terá mais de 2 mil metros de extensão, entre outras estruturas.

“A proposta do novo aeroporto, em Olímpia, atende os estudos de viabilidade, contratados pela prefeitura, que mostram uma projeção regional para um horizonte até 2038, considerando a necessidade de ampliação da capacidade atual do aeroporto de São José do Rio Preto e um fluxo futuro estimado em mais de 6 milhões de visitantes em Olímpia. A estimativa é de que o aeroporto tenha capacidade para cerca de 500 mil operações por ano, podendo receber, futuramente, até voos da América Latina”, informou a prefeitura.

“Entramos em uma nova fase da história de Olímpia, com o maior projeto estruturante para o futuro da cidade e de todo o Estado. Este ato é uma pedra fundamental para consolidar ainda mais o município no cenário nacional e latino-americano. Olímpia iniciou sua trajetória de desenvolvimento econômico com o day-use dos parques, posteriormente com a hotelaria, devido ao aumento da demanda, e, agora, amplia seu potencial e alcance com o Aeroporto Internacional, que nasce para atender a demanda não só de Olímpia mas de todo o país e podendo buscar turistas na Argentina, no Chile e outros locais”, destacou o prefeito Fernando Cunha.