Esqueci minha senha
Pressa (do homem) e lentidão (de Deus)

Diocese de Barretos - 26 de fevereiro de 2025

Pressa (do homem) e lentidão (de Deus)

Pressa (do homem) e lentidão (de Deus)

Compartilhar


Por Pe. Flávio Aparecido Pereira, Vigário Paroquial Catedral Barretos

O mundo em que vivemos hoje é muito imediatista, tudo nos é imposto em uma velocidade ímpar e surreal, sem contar que resultados e mais resultados são cobrados de uma forma muito veloz. Tudo se torna volúvel e mutável em piscares de olhos, e, não apenas o mundo nos impõem seus ritmos, como também nós nos colocamos um ritmo de velocidade que, por vezes, não conseguimos alcançar; torna-se pior quando tentamos seguir um ritmo imposto que jamais o atingiremos. Esse ritmo é imposto de tal modo que o levamos para todos os campos de nossa vida, até mesmo na fé.

Hoje, as fast-foods são muito utilizadas e sempre tudo é feito de forma veloz. O imediatismo das coisas se impõe no modo de vestir, na alimentação, na resolução de problemas, na busca de uma resposta e quando esta última demora, procedemos, em algumas vezes, com um negativismo que toma conta de nosso ser, procurando culpados pela reposta não dada, as preces não ouvidas e as súplicas não atendidas.

Deus ocupa um lugar primordial na vida de todos, pois Ele é Pai, criador e autor de tudo. No entanto, de acordo com a Sua conduta, pode se transformar no pior de todos os seres na vida de quem não fora ouvido, atendido e respondido. O imediatismo e a impaciência chega também Nele, e de Pai amoroso, passa a ser um vilão da pior espécie, um carrasco, segundo o conceito humano.

Quantas vezes diante de uma doença, de um problema intransponível, de uma prece não atendida, culpamos a Deus pela falta de resposta?  Rezamos, rezamos e nossa prece parece que nunca é ouvida e menos ainda, nunca será atendida.

Tantas vezes impomos a nós um ritmo tão acelerado que até em Deus impomos esse ritmo e queremos que Deus se molde à nossa vontade, nossos gostos e nossos caprichos.

O homem tem pressa e Deus tem paciência! O homem como imediatista, quer que tudo seja resolvido em seu tempo, e por vezes, reclama que não tem tempo para nada. Deus, por sua vez, em seu tempo, continua agindo, e prepara-nos o melhor na vida de todos. Ele tem uma pedagogia, na qual ensina o homem a voltar seu olhar para Ele e Nele encontrar repouso e descanso.

Se soubermos esperar em Deus, deixaremos que se cumpra em nossa vida Sua santa vontade, conforme nos diz São Francisco de Assis. A espera em Deus é um modo de Ele nos moldar, para que sejamos separados de conceitos humanos e busquemos sempre as coisas do alto.

Deus não demora, Ele nos prepara!