Projeto “Retrate” auxilia no diagnóstico precoce do câncer de pele
Adelaide Lavanini - 21 de julho de 2023
Compartilhar
O projeto “Retrate” desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa do Hospital de Amor irá auxiliar na detecção precoce do câncer de pele em cabine de autoatendimento.

O equipamento ficará à disposição do público por 9 meses no North Shopping e visa acesso à uma avaliação primária, além de um aplicativo que possibilita o envio de fotos de lesões suspeitas, posteriormente avaliadas pelos especialistas do Hospital de Amor. O médico Vinicius de Lima Vazquez explica que primeiramente a intenção é a prevenção e conscientizar pessoas saudáveis a conhecerem sua pele.

“Queremos trazer para comunidade informações sobre tipos de pele, lesões suspeitas e a possibilidade da pessoa tirar uma foto e nos enviar”, destacou. “É uma forma divertida de ver a própria pele na ultravioleta, saber a importância do filtro solar e se conhecer mais”, acrescentou.
PIONEIRISMO: O “Retrate” é um projeto pioneiro que tem fomento do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica – PRONON, implantado pelo Ministério da Saúde para incentivar ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos no campo da oncologia.
DINÂMICA: A cabine tem a função de coletar as informações e imagens dos usuários. Posteriormente, os dados serão enviados para o Hospital de Amor para análise, sendo o usuário informado em caso de lesões suspeitas.
EXPANSÃO: O projeto está sob responsabilidade dos médicos Vinicius de Lima Vazquez, Vanessa D´Andretta Tanaka e da fisioterapeuta Raquel Descie Veraldi Leite. Outro objetivo é equipar todas as Unidades Básicas de Saúde com dermatoscópios, expandindo o projeto de teledermatologia da instituição.
Além disso, profissionais de estética e cuidados corporais receberão capacitação por serem parceiros do projeto. O secretário municipal de saúde, Mussa Calil Neto, destacou a importância da parceria com o Hospital de Amor. "É uma excelente iniciativa para tratar as pessoas com mais eficácia e rapidez", disse.