Esqueci minha senha
Projeto “Samuzinho” visa formar crianças multiplicadoras de conhecimento

Adelaide Lavanini - 26 de julho de 2024

Compartilhar


https://youtu.be/As-CG04AkHY

O Projeto Samuzinho lança nova turma no dia 27 de julho com alunos de 9 a 12 anos de escolas municipais e particulares. O objetivo é formar agentes mirins na missão de salvar vidas, através de conhecimentos básicos de primeiros socorros. No total, são 70 vagas disponíveis e os participantes recebem as orientações em dois turnos com 35 alunos.


O projeto demonstra o trabalho do SAMU, funcionamento da base de urgência e emergência e instruções sobre problemas causados com os trotes telefônicos.  A enfermeira Aline Almeida destacou que as crianças disseminam os conhecimentos com familiares, amigos e na própria escola. “Elas são espertas e aprendem tudo com facilidade, trazem histórias que vivenciam, nós ensinamos e acabamos aprendendo também”, disse. Segundo Aline, o curso tem duração de seis meses, com encontros quinzenais na base do Samu nos horários das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.


As escolas são encarregadas de indicar os alunos participantes que devem estar devidamente matriculados, alfabetizados, ter assiduidade nas aulas e carteira de vacinação em dia. O projeto Samuzinho foi idealizado pela enfermeira Aline e o médico Thalles Olivi. Atualmente, além de Aline as aulas são ministradas pela médica Flávia da Cunha.

Aulas

O cronograma prevê atividades de combate à dengue; acidentes com animais peçonhentos; cuidados com crise convulsiva; prevenção de acidentes domésticos; fraturas, imobilização e queimaduras; doenças vasculares; engasgos dentre outras orientações.