Protocolo para estudo no tratamento de TEA é firmado em Barretos
O Diário - 4 de abril de 2025

SAÚDE: Vice-prefeito Mussa Calil assina protocolo de estudo para terapia
Compartilhar
A solenidade ocorreu no dia 1° de abril, véspera do Dia Mundial do Autismo, no Teatro Anna Hora Prata, na Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata (Facisb).
Por meio das secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Educação (SME), a prefeitura firmou protocolo de intenções com a Carbon Farma Ltda para estudo observacional do suplemento canabidiol (CBD) como agente amenizador dos efeitos do Transtorno do Espectro Autista (TEA), em crianças e adolescentes até 18 anos de idade, objetivando, verificada a eficácia após o referendum do estudo, a introdução consensual do suplemento na rede municipal de saúde.
“Esse termo de fomento vai trazer uma segurança e um alívio tanto para o paciente, a criança autista, quanto para sua família. Vamos fazer o melhor pela saúde dos nossos assistidos”, disse o vice-prefeito, Mussa Calil Neto.
Para o diretor executivo da Carbon Farma, Valério Morelli, Barretos sai na frente de outros municípios. “A iniciativa do município deve ser enaltecida. Barretos hoje está se reunindo com parceiros para discutir primeiro a validação do uso, que é muito importante”, comentou.