Esqueci minha senha
Radar é aprovado em verificação do Ipem-SP

Sandra Moreno - 10 de abril de 2025

Radar é aprovado em verificação do Ipem-SP

IPEM: Técnicos durante trabalho de verificação em um dos radares

Compartilhar


Equipamento instalado na avenida das Nações está dentro dos padrões e com certificado atualizado

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) realizou, na quarta-feira (9), a verificação metrológica do radar instalado na Avenida das Nações, no bairro City Barretos, próximo ao numeral nº 785. 

 A fiscalização foi conduzida pela equipe regional do Ipem-SP de São José do Rio Preto e segue o que determina a portaria Inmetro nº 158/2022, que obriga a verificação anual dos radares ou sempre que houver reparo no equipamento. Segundo o delegado regional do órgão, Amauri Sérgio Kurihara, esse processo é fundamental para garantir que os radares estejam operando corretamente, promovendo justiça nas autuações e fortalecendo a confiança entre os cidadãos e o poder público.

“O consumidor não sabe se o radar está marcando correto ou não. Então a gente tem que fazer essa verificação para que, caso ele seja autuado, possa recorrer e pedir o certificado da verificação e constatar que realmente está tudo ok, que ele passou do limite”, ressaltou ele. 

Ainda segundo o delegado, essas verificações são rotineiras. “Fazemos periodicamente a verificação do radar para ver se ele realmente está marcando o correto. Não está marcando nem mais nem menos. Existe uma tolerância, no caso desse aqui, de 5 km. Então, a gente faz as passagens. Se for a primeira vez, são 10 passagens em cada faixa. Se for periódica, anual, a gente faz cinco em cada uma”, explicou o delegado do instituto. 

Após a conferência, os lacres do equipamento são inspecionados e, se necessário, substituídos.  “Está dentro da tolerância, está tudo ok, está aprovado. É um serviço prestado pelo Ipem necessário”, destacou Kurihara. 

O radar verificado na quarta-feira recebeu o lacre de aprovação e já está com o certificado atualizado, podendo ser consultado em caso de questionamento por parte do motorista multado. O equipamento na avenida das Nações que tem limite de velocidade de 50 km/h no trecho reto e 30 km/h nas rotatórias, foi considerado dentro dos padrões.

No mesmo trecho da via, há outro radar instalado no sentido bairro–centro. A verificação desse segundo equipamento será realizada em junho, quando completará um ano desde a última checagem.