Esqueci minha senha
Ranking das empresas mais reclamadas em 2024 é divulgado

Sandra Moreno - 20 de março de 2025

Compartilhar


O Procon de Barretos divulgou o ranking das empresas mais reclamadas em 2024, como parte das atividades da 3ª Semana do Consumidor, que ocorre desde segunda-feira na cidade. Os dados são referentes aos atendimentos realizados entre janeiro e dezembro do ano passado e visam acompanhar o desempenho das empresas no atendimento ao cliente.

No topo da lista estão as operadoras de telefonia Claro e TIM, seguidas pelo Bradesco e pela Vivo. O ranking também inclui quatro instituições financeiras: Bradesco, Banco Mercantil, Banco PAN e Caixa Econômica Federal. Além delas, Magazine Luiza e CPFL também figuram na lista.

Segundo Márcia Maria Macedo Prates, encarregada de atendimento, as principais reclamações estão relacionadas à contratação de planos nas operadoras de telefonia, cobranças indevidas em instituições financeiras e problemas com produtos no varejo. No setor de energia, a CPFL recebe reclamações sobre valores elevados nas contas de luz. Márcia reforça a importância de os consumidores procurarem o Procon sempre que enfrentarem problemas com fornecedores. "É essencial registrar as queixas para que possamos acompanhar quais empresas mais afetam os consumidores e buscar soluções eficazes", destacou.

COMPROMISSO

Todas as empresas listadas, segundo a encarregada, foram convocadas pelo Procon para reuniões individuais, onde firmaram compromissos de melhoria no atendimento, a serem implementados ao longo de 2025.

RANKING

1. Claro - 333 reclamações

2. TIM - 328 reclamações

3. Bradesco - 258 reclamações

4. Vivo - 225 reclamações

5. Magazine Luiza - 200 reclamações

6. CPFL - 194 reclamações

7. Banco Mercantil - 186 reclamações

8. Santander - 181 reclamações

9. Banco PAN - 149 reclamações

10. Caixa Econômica Federal - 137 reclamações

Os dados foram extraídos das plataformas ProconConsumidor e ProconSP Digital, conforme previsto no artigo 44 da Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor).