Recuperação da malha ferroviária começa no final do ano, diz empresa
luis.martins - 2 de fevereiro de 2025
Linha férrea em Barretos será recuperada por concessionária que administra a malha paulista
Compartilhar
A concessionária Rumo informou que a construção/recuperação da estrutura da linha férrea no trecho de Barretos tem a primeira frente de serviço prevista para o último bimestre de 2025.
De acordo com a empresa, a conclusão de todos os serviços para a reativação do trecho ferroviário de Pradópolis a Colômbia, passando por Barretos, está prevista para o primeiro bimestre de 2028.
A Rumo, maior operadora de ferrovias do país, realiza as obras de reativação do trecho ferroviário como parte das contrapartidas estabelecidas na renovação do contrato da Malha Paulista com o Governo Federal e contará com um investimento estimado de R$ 300 milhões.
A concessionária também informou que atualmente trabalha entre os trechos de Pradópolis e Barrinha com equipes de construção/recuperação de superestrutura da linha férrea.
INVESTIMENTOS
A Rumo informou que concluiu cerca de 30,78% das obras previstas na repactuação do caderno de obrigações da Malha Paulista, que atualmente conta com 38 obras em andamento e todas mobilizadas.
Entre as principais entregas, estão a modernização e duplicação de trechos, além da construção de passarelas de pedestres, viadutos, passagens inferiores de veículos e pedestres e vedação da faixa de domínio possibilitando a segregação total entre o tráfego rodoviário e a ferrovia. Essas intervenções ampliam a mobilidade urbana dos municípios e trazem mais segurança para as pessoas e veículos que cruzam a linha férrea.
Com investimentos de R$ 3 bilhões já realizados, a Malha Paulista ampliou sua capacidade de transporte para 53 milhões de toneladas anuais, com previsão de atingir 75 milhões de toneladas/ano após a conclusão das obras.