Esqueci minha senha
Rotary promove intercâmbio e recebe jovem mexicano em Barretos 

Adelaide Lavanini - 4 de novembro de 2024

Compartilhar


Gael Perez chegou no mês de agosto e conheceu a Festa de Os Independentes

O Rotary Club de Barretos promove o intercâmbio cultural entre países e recebe o jovem mexicano Gael Perez, de 17 anos. Desde agosto, Gael está hospedado na residência do casal Marcelo Bezerra de Menezes e Isabela Sá Bezerra de Menezes, enquanto Júlia, filha do casal barretense, participa de um intercâmbio no México.


Ao chegar a Barretos, Gael teve a oportunidade de conhecer a Festa do Peão de Boiadeiro e gostou da experiência. “No meu país, sou vaqueiro e tenho contato com animais e gostei muito da  Festa”, contou. A cultura mexicana valoriza a figura do "vaqueiro" ou "peão", que é um pastor de gado montado a cavalo.

Cultura

Gael trouxe alguns itens típicos para compartilhar com sua família anfitriã, incluindo batatas apimentadas e doces. Porém, ele notou diferenças entre as versões brasileiras da culinária mexicana e os sabores tradicionais de seu país. “As comidas daqui são bem diferentes, no México usamos mais molhos e temperos variados, e os doces daqui são bem mais doces”, comentou. Ele se adaptou bem ao sabor das carnes e churrascos, mas não aprovou muito o sabor de algumas massas, como o nhoque.


Para ele, o intercâmbio do Rotary é essencial para desenvolver a capacidade de adaptação a novos lugares, pessoas e culturas. Gael, que veio de Torreón, cidade de 720 mil habitantes no estado de Coahuila, tem sentido a diferença de morar em uma cidade menor como Barretos. “Não estou acostumado com uma escola pequena, mas estou me adaptando e é uma experiência enriquecedora”, afirmou. Para participar do intercâmbio, passou por uma seleção rigorosa com provas, reuniões e a exigência de boas notas. Ele ficará em Barretos até junho de 2025 e deverá morar em outras duas residências durante o programa.

Apoio

O presidente do Rotary Club de Barretos, Paulo Mazer, destacou a importância dessa troca cultural para jovens e famílias envolvidas no intercâmbio. “O Gael aprende conosco, mas nós também estamos aprendendo mais sobre a cultura mexicana”, comentou. Ele explicou que o processo de intercâmbio começa entre agosto e setembro, quando os candidatos passam por várias etapas de avaliação. “As famílias acolhem os intercambiários como filhos, oferecendo a eles todos os direitos e deveres, com muito carinho para que todos realmente se sintam em casa”, finalizou.

https://youtu.be/wF6Yhf4bfi4