SAAE confirma que poço profundo da via das Comitivas está desativado
luis.martins - 13 de setembro de 2024
Produção de água foi interrompida há quase um ano devido à vazão insuficiente, diz autarquia (Foto: O Diário de Barretos)
Compartilhar
O poço profundo da via das Comitivas teve a “produção de água interrompida devido à impossibilidade de se obter vazão suficiente”, segundo nota oficial do SAAE, divulgada após questionamento da reportagem de O Diário.
A autarquia informou que a medida foi adotada em outubro do ano passado e justificou tal posicionamento. Segundo o SAAE, desde 2018, o poço das Comitivas tem enfrentado sucessivos problemas operacionais devido à infiltração de areia, que ocasionou danos às bombas instaladas. Ao longo dos últimos anos, diversas intervenções foram realizadas, incluindo a troca e reparo de bombas. No entanto, os problemas persistiram, comprometendo a eficiência de captação de água.
“Em 2021, a vazão do poço foi reduzida para cerca de 120 m³ por hora. No entanto, no último ano, essa vazão foi drasticamente reduzida para 60 m³ devido ao agravamento da infiltração de areia e ao rebaixamento do aquífero, o que inviabilizou a instalação de novas bombas adequadas”, esclareceu.
“Atualmente, a situação do Poço das Comitivas é crítica. A produção de água foi interrompida devido à impossibilidade de se obter vazão suficiente. Equipamentos, como o conjunto de bombas, que antes operavam no Poço das Comitivas, foram realocados, à época, para o Poço do San Diego, dado o estado de comprometimento deste poço”, continuou a nota.
“O SAAE Barretos está avaliando as melhores alternativas para enfrentar o rebaixamento do aquífero e a diminuição da captação superficial”, finalizou a autarquia.
LEIA TAMBÉM
Ver mais notícias >>