Santa Rosa de Lima, virgem, Padroeira da América Latina
Diocese de Barretos - 23 de agosto de 2023
![Santa Rosa de Lima, virgem, Padroeira da América Latina Santa Rosa de Lima, virgem, Padroeira da América Latina](https://s3.us-east-1.wasabisys.com/odiario/2023/08/Dia-23-de-Agosto-1-350x350.jpg)
Santa Rosa de Lima, virgem, Padroeira da América Latina
Compartilhar
Seu nome de batismo, dado em Lima, no Peru, onde nasceu em 1586, era Isabel Flores. Ganhou, porém, o apelido “Rosa” por sua extraordinária beleza. Inteligente e, desde pequena, muito religiosa, consagrou-se totalmente a Deus, como o fizera sua “mãe espiritual”, a mística italiana Catarina de Sena.
No ano de 1606, com vinte anos de idade, entrou para a Ordem Terceira Dominicana. Rosa sentia-se atraída pela solidão. Assim é que ela preferia permanecer, rezando, praticando penitências para alimentar seu amor a Deus, mas fazendo tudo isso com a prática de auxílios contínuos aos filhos prediletos de Deus: os pobres. Na casa paterna, criou uma espécie de asilo para os necessitados, onde dava assistência às crianças e aos idosos abandonados, sobretudo de origem indígena. Rosa, uma mestiça, era sensível aos maus tratos de que eram vítimas seus irmãos indígenas, oprimidos e explorados pelos colonos espanhóis.
Rosa morreu jovem. Tinha apenas 31 anos, uma idade muito próxima à que se atribui a Cristo, seu místico Esposo. Seus restos mortais repousam em Lima, capital do Peru, na Basílica do Santo Rosário.
Morta no dia 24 de agosto de 1617, foi canonizada por Clemente X em 1671, sendo a primeira santa da Igreja nascida na América. A santa patrona da América Latina é também padroeira das Índias e das Filipinas