Seccional define atuação da Polícia Civil durante a Festa do Peão
luis.nascimento - 15 de agosto de 2024
Delegado Antonio Mestre Junior em entrevista na Seccional
Compartilhar
Agilização no atendimento está entre prioridades, além de Delegacia no Parque
O delegado seccional Antônio Mestre Júnior esclareceu sobre o trabalho da Polícia Civil durante o período da Festa do Peão, de 15 a 25 de agosto, em Barretos. Ele informou que a agilização no atendimento e as providências de Polícia Judiciária a serem tomadas, principalmente nos casos de prisão em flagrante e captura de procurado, foram definidas em reunião com a Polícia Militar.
O delegado confirmou reforço no atendimento do Plantão Policial na avenida 17 com a rua 12, e que a Delegacia de Polícia no interior do Parque do Peão funcionará no período noturno, nos dias de maior movimento do evento.
“O trabalho foi definido numa reunião que fizemos com a Polícia Militar, buscando ajustar o padrão de atendimento, visando duas coisas: agilização no atendimento e as providências de Polícia Judiciária que nós temos que tomar, nos casos de prisão em flagrante e captura de procurados. A Delegacia do Parque vai funcionar durante toda a Festa, no período noturno onde nós temos uma maior concentração de pessoas no local, para atender as ocorrências de menor potencial ofensivo. E as ocorrências de maior gravidade, continuarão sendo atendidas pelo Plantão Central, da avenida 17. Também com equipe reforçada, pois, além do comum do dia a dia, vamos reforçar aqui e no Parque. Nos dias de maior movimento, no Plantão da 17 vamos manter dois escrivães, para fazer um enfrentamento, atender rapidamente as ocorrências e liberar as equipes da Polícia Militar com rapidez, porque nós precisamos devolver as equipes para o patrulhamento e também o encaminhamento nosso para as providências de Polícia Judiciária, que são muitas. Depois da apresentação da ocorrência, além do registro, você pode ter o flagrante, o cumprimento do mandado de prisão, o encaminhamento do preso, o encaminhamento dos objetos apreendidos, perícia criminal, então tem uma série de providências de Polícia Judiciária que temos que tomar caso a caso”, explicou.
CELULARES
Uma das principais preocupações é com os crimes de furto e roubo de celulares. “Dentro do Parque, a nossa maior preocupação é com relação à prevenção e repressão aos crimes de furto e roubo de celulares. Tem uma vigilância concentrada também para proteger as pessoas contra eventuais agressões ou crimes de natureza sexual. Tudo isso nós estamos atentos para que não ocorra, e graças a Deus não tem acontecido nas experiências anteriores. No ano passado, inclusive ficamos felizes com uma redução no número de ocorrências quanto a furto de celulares, em que também recuperamos uma parte expressiva dos aparelhos furtados. Seja através da interceptação nas estradas dos indivíduos que estavam transportando os aparelhos furtados, seja pelas prisões em flagrante que fizemos dentro do Parque. A redução foi em torno de 40%, comparando com 2022. Temos a meta de reduzirmos mais um pouco ainda, talvez 40%, se Deus quiser agora em 2024 com relação a 2023”, informou.
ORIENTAÇÃO
A Polícia Civil orienta para que as pessoas tenham cuidado e não se envolvam em ocorrências durante o evento. “É a chamada prevenção primária, ou seja, tomar conta dos seus pertences, seu dinheiro, seu aparelho, a bolsa, aquilo que estiver transportando. Ficar sempre atento, é um ambiente de festa, de alegria, descontração, e a pessoa não pode descuidar do seu patrimônio e da sua integridade física. Se possível sempre estar acompanhado de um amigo, ou de um familiar, sempre ter alguém junto para auxiliar e testemunhar se for necessário. Terceiro ponto, a comunicação imediata à polícia de qualquer anormalidade que possa ter ocorrido. Essa é a nossa recomendação, o local é bem iluminado, bem coordenado, distribuído, os acessos são bem controlados. Então o espaço propício para a prática do crime se torna reduzido. Nós acreditamos que com estrutura policial que está sendo montada, nós vamos dificultar muito as ações criminosas”, ressaltou.
MODERAÇÃO
O seccional Antônio Mestre Júnior também orientou a respeito da importância da moderação no uso de bebida alcoólica. “É importante sempre que haja moderação, porque a bebida alcoólica, como qualquer outra droga, tira os reflexos, afeta a memória, a coordenação motora, dificulta a pessoa até de se defender. Então diversão é uma coisa, agora comprometer o próprio corpo é outra coisa, que a gente deve evitar sempre, todos os dias, principalmente nesses eventos públicos de grande concentração humana”, concluiu.
LEIA TAMBÉM
Ver mais notícias >>Batalhão coordena planejamento da Operação Festa do Peão
tininho.junior - 13 de agosto de 2024
Fotos: Tininho Junior