Secretaria de Saúde alerta para prevenção de casos de febre amarela
luis.martins - 20 de março de 2025

Transmissão da doença é feita por mosquito
Compartilhar
A secretaria municipal de Saúde alerta à população sobre a necessidade de informar caso encontre um macaco morto. A medida visa a prevenção contra a febre amarela e é necessária pois esses animais também são vítimas da doença e, portanto, indicam que o vírus está presente na região. A febre amarela é transmitida por mosquitos, nas zonas urbana e rural.
Em Barretos, caso um macaco seja encontrado morto, deve-se ligar para a Vigilância Epidemiológica, pelo número (17) 3612-2455, que atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. Se for após as 17 horas ou em final de semana ou feriado, o contato deve ser feito de imediato com a Polícia Militar Ambiental: (17) 3322-0499. A comunicação é importante para que o animal possa ser recolhido e encaminhado para exame para identificar se a causa da morte foi a febre amarela.
VACINAÇÃO
Conforme orientação estadual, bebês de 6 a 8 meses também passaram a ser vacinados contra a febre amarela na região de Barretos. Demais pessoas a partir de 9 meses de idade também devem estar com a vacina contra a doença em dia.
Desde fevereiro, foi iniciada uma campanha para que toda a população procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e confira a carteirinha de vacinação. Pessoas que vão viajar para área de risco devem ir na UBS conferir a carteirinha pelo menos 10 dias antes.
CIRCULAÇÃO
Apesar de a febre amarela não contaminar nenhuma pessoa em Barretos há mais de 10 anos, diante do cenário regional, a Secretaria de Saúde do Estado elevou para o nível médio (alaranjado) o risco relacionado à doença no município.