Secretário aguarda associação para projeto no Mercadão Municipal
O Diário - 17 de janeiro de 2025
RESPONSABILIDADES: manutenção e investimentos serão ajustados após reunião
Compartilhar
Com sérios problemas em sua estrutura, o Mercadão Municipal, precisa de uma grande reforma, tanto para acolher os lojistas quanto para os consumidores que passam pelo local. A reivindicação para as melhorias vem de quem tem seu estabelecimento no local e também uma preocupação do secretário municipal de indústria e comércio Gustavo Miziara que realizou reunião com representante da associação dos lojistas e alguns proprietários. Nela foram discutidas as responsabilidades do poder público e dos proprietários.
Atualmente o Mercadão tem 49 box, desses 27 são unidades com regime de permissão de uso, os proprietários são isentos de locação e de imposto, como o IPTU. Outras 24 unidades são particulares que pagam os tributos comuns ao tipo de atividade. Há um ano foi criada uma associação representativa para ajudar no gerenciamento do mercado com a participação de todos que tem seu comércio, uma delas é o pagamento de mensalidade para criação de caixa.
A proposta é fazer com que a associação, que hoje tem apenas 11 membros efetivos, arrebanhe os demais lojistas para negociação em conjunto das responsabilidades de cada um para com local. “Eles têm uma associação que tem que começar a andar. Essa associação não consegue manter o Mercadão porque não conseguem arrecadar dinheiro. Simplificando, quem está lá dentro, a privada paga IPTU, a pública não, nem manutenção ou mensalidade”, explicou o Secretário Municipal de Indústria e Comércio, Gustavo Miziara.
Segundo o coordenador do mercado José Nelson de Paiva Matos, deu-se um prazo para que a associação busque um entendimento com os lojistas para aderirem a entidade e fortalecê-la e a apresente em nova reunião que está agendada para a última semana de janeiro.
Mas, mesmo antes dessa reunião, o secretário confirmou a reforma. “Nós vamos fazer um paliativo no mercadão, consertar o telhado, que está tendo vazamento. O banheiro. Tem os ventiladores. Vamos deixar funcional. A partir daí, é com associação do mercadão”, finalizou o secretário.